TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases de desenvolvimento da Revolução Francesa

Tese: Fases de desenvolvimento da Revolução Francesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 8

Espanha), com a criação dos states e tendo o primeiro Constituição escrita, que é federal em uma república comum com separação de poder entre um forte Presidente (George Washington), um Congresso bicameral e judiciário independente.

→ Seu exemplo e documentos legais ( Declaração da Independência Americana, Constituição, devido em grande parte de Thomas Jefferson), inspirado pela Ilustração através de algumas práticas europeias e americanas nativas, teve grande significado.

Francesa 1789-99 Ideologia da Ilustração( Montesquieu, Voltaire, Rousseau, a Enciclopédia), no contexto da crise do Antigo Regime gerada por problemas sociais, políticos e econômicos, que está desacreditada e não é capaz de dar ao luxo de perder o apoio dos privilegiados(Convoca os Estados Gerais). A burguesia, identificado com a ideia de nação (Sieyès), dirigentes institucionais lideram (Assembleia Nacional Francesa, girondinos, jacobinos) uma revolução que é aprofundada pelas classes trabalhadoras urbanas (sans-culottes) e o campesinato (queima de chateaus, a supressão de direitos senhoriais).

→ A resistência e as guerras das monarquias europeias levam a Terror e da expansão internacional da revolução e a forma de República (1792) e, posteriormente, para a renovação de todo o processo a partir do período de Napoleão Bonaparte (até 1815).

As fases de desenvolvimento da Revolução Francesa (da fase privilegiada, moderada, fase de reação radical e tradução de poder pessoal) historiograficamente tomado como um modelo que explica as revoluções subsequentes.18

Independência da América Espanhola 1808-24 Se produzem pronunciamentos (gritos independentistas) ao longo de toda a América Espanhola no contexto da Guerra de Independência Espanhola. Os criollos (politicamente inspirado pelo exemplo estadunidense e apoiado internacionalmente pela Inglaterra) lideraram um processo de independência do Império Espanhol, que é reprimida no início da intervenção militar, levando a guerras a grande escala na América do Sul, que incluem libertadores como Simón Bolívar e José de San Martín como na Batalha de Ayacucho (1824). Por outro lado, há o Independência do México e América Central, e que vai muito além do que os Antilhas Espanholas.

→ de maio 1810-20 Independência da Argentina (de facto em 1810 e de direito em 1816).

→ Oriental 1811 - 1820 Independência do Uruguai. De uma revolução liberal no início, no seu auge, questionou-se a propriedade privada (reforma agrária e econômica iniciada por José Artigas: o infeliz será a mais privilegiado).

de 1820 1820 Ciclo revolucionário denominado mediterrâneo que começa na Espanha e se estende pelo sul de Europa (Portugal, Italia e Grécia).

→ Triênio Liberal 1820-23 Na Espanha concorda com Fernando VII a jurar a Constituição de Cádis. É suprimido pela intervenção do Santa Aliança (Cem Mil Filhos de São Luís).

→ Liberal Portuguesa 1820 (24 de agosto) Para além da sua revolução liberal, as causas da separação de Portugal e Brasil.

→ Grega 1821-23 Surgimento da Grécia Moderna, se tornando independente do Império Otomano

de 1830 1830 Onda revolucionária, que começou na França e se estende por quase toda a Europa. O pano de fundo foi comum: propagação do liberalismo e nacionalismo como ideologias; a subprodução agrícola (acarretando alta de preços de gêneros alimentícios) e o subconsumo da indústria (provocando falência de fábricas e o desemprego do proletariado); descontentamento do proletariado urbano, devido ao desemprego, a salários baixos e à alta do custo de vida; descontentamento da burguesia, excluída do poder político e atingida pela crise econômica.

→ Monarquia de Julho De julho de 1830 (27 a 29 Julho) Depois de três dias gloriosos, Charles X de França abandona o poder, substituído por Luís Filipe,o rei das barricadas.

→ Belga 1830 Revolução liberal que faz com que o reino de Bélgica se torne independente.

de 1848 1848 Onda revolucionária da Europa, com maior presença do movimento operário e um forte nacionalismo (Primavera das Nações ou dos povos), seguida por contrarrevoluções. Tiveram sua eclosão em função de regimes governamentais autocráticos, de crises econômicas, de falta de representação política das classes médias e do nacionalismo despertado nas minorias da Europa central e oriental, que abalaram as monarquias da Europa, onde tinham fracassado as tentativas de reformas políticas e econômicas.

Ayutla 1854 Derrubada da ditadura de Santa Anna e a instalação de um governo liberal, no México (ver: Plano de Ayutla).

Meiji 1866 a 1869 A Restauração Meiji conhecida como Meiji Ishin e também Revolução Meiji, ou simplesmente como Renovação, foi uma sucessão de eventos que conduziu a uma profunda mudança nas estruturas política, econômica e social do Japão. Transcorre entre o Período Edo tardio (frequentemente chamado de Xogunato Tokugawa tardio) e o início do Período Meiji.

de 1868 ou La Gloriosa 1868 Derruba Isabel II na Espanha e inicia o Sexênio Revolucionário.

Galeria[editar | editar código-fonte]

A tomada de Breda, por Velázquez, na Guerra dos Oitenta Anos.

Carlos I de Inglaterra de Antoon van Dyck. Carlos I foi destronado e executado durante a Revolução Inglesa.

Rei Jaime II, que foi destronado na Revolução Gloriosa.

Declaração da Independência dos Estados Unidos.

Sessão inaugural dos Estados Gerais, em Versalhes (1789).

A Batalha de Ayacucho, de Martín Tovar y Tovar. Em 9 dezembro de 1824, marcou o fim das guerras de independência na América do Sul.

Toussaint L'Ouverture, um dos principais líderes da Revolução Haitiana.

Fernando VII. No seu reinado as colônias espanholas se desencadeou a Guerra da Independência hispano-americana.

A Liberdade Guiando o Povo, quadro no qual Delacroix mostra a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com