TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenícia

Artigo: Fenícia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  Artigo  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Fenícia

Localização e características geográficas da Fenícia: a Fenícia está situada na região da Ásia correspondente ao oriente médio e atual Líbano caracteriza-se por ser uma estreita faixa de terra de aproximadamente 200km. A fenícia está situada entre o mar mediterrâneo e as montanhas. A fenícia é uma Região rica em cedro, madeira muito utilizada para a construção de embarcações.

História política da Fenícia: a princípio a população fenícia se estabeleceu na região a partir da pesca e agricultura sob o regime de comunidades primitivas / mais tarde menos desenvolvimento das atividades comerciais (processo de revolução urbana) / surgimento de cidades estado na região se organizavam a partir de repúblicas plutocrática ou monarquias cujo poder esteve concentrado nas mãos do grupo de comerciantes.

Economia: comercio marítimo, indústria artesanal (joias, tecidos, móveis, vidros...), agricultura, pesca, extrativismo vegetal (cedro). Sua principal atividade era o comercio marítimo que formou feitorias em algumas regiões e fez com que os fenícios se tornassem os maiores comerciantes do mediterrâneo.

Sociedade: a sociedade fenícia era composta por uma elite privilegiada formada por sacerdotes e aristocratas (comerciantes, armadores) e por uma camada pobre da qual faziam parte camponeses pobres e artesãos, pescadores, marinheiros e escravos (pouco numerosos e que exerciam trabalhos domésticos).

Cultura:* Religião – eram politeístas e cada cidade possuía o seu deus principal / em seus atos religiosos os fenícios costumeiramente faziam sacrifícios humanos.

* Alfabeto – o espírito prático e mercantil dos fenícios levou-os a simplificar a escrita a fim de facilitar a comunicação e as trocas comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com