TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feudalismo

Trabalho Universitário: Feudalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

O Feudalismo surgiu há cerca de 1.500 atrás com a ajuda de alguns acontecimentos históricos, como por exemplo, a queda do império romano e as invasões barbaras. O império romano contribuiu com o colonato que eram camponeses que dependia dos proprietários, donos das terras, ele também contribuiu com o estado enfraquecido e com a sociedade ruralizada.

Já os bárbaros deixaram os costumes de comitatus , que era uma fidelidade entre entre chefes e guerreiros, e o beneficium , que era o pagamento feito com terras.

Outro fato que deixou costumes foi a dominação árabe-muçulmana que ajudou com o enfraquecimento do estado e com uma economia auto suficiente

O feudalismo dividiu o feudalismo em duas partes, o os senhores feudais e os servos, os senhores eram donos das propriedades e os servos eram camponeses, essa sociedade era estamental , ou seja, não havia mobilidade social.

A sociedade feudal era rural, pois todos viviam em campos e quase não existiam cidades, a maioria dos “agrupamentos” de pessoas eram vilas onde tinha sapateiros artesãos e ferreiros.

Outra forte característica da sociedade feudal era a falta do comercio, já que todos moravam no campo, eles não precisavam comprar as coisas, quando precisavam eles usava trocas e não o dinheiro .

Nesta época também existia o que e chamado de poder descentralizado, que nada mais é do que o uma sociedade na qual o rei não tinha total autoridade sobre o povo, pois cada senhor feudal “mandava ” em sua propriedade.

Uma religião que teve sua presença marcada na sociedade feudal foi catolicismo, que se difundiu por toda a Europa se tornando então a religião mais popular do continente na Idade Média.

A suserania e a vassalagem, funcionavam da seguinte forma: Um senhor doava um feudo a um outro senhor o doador era chamado de Suserano e o que recebia chamado de Vassalo, esse trato fazei com que um tivesse direitos e deveres um em relação ao outro, como por exemplo hospedagem e ajuda militar.

Neste mesmo período, ou seja, a Idade Média, foi criado o trovadorismo que eram o que hoje chamamos de cantigas, o rtovador escrevia poemas e recitava-os acompanhado de música e dança. O trovadorismo foi bastante influenciado pela época, por exemplo, o clero que fazia com que os trovadores escrevessem cantigas voltadas para ao catolicismo. Tinham também os casos de homens que se colocavam como servos das mulheres, comparando-se a vassalos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com