TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Iluminismo – A Revolução das Luzes

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.136 Palavras (17 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 17

Seria possível reduzir ou mesmo eliminar de vez toda ignorância humana? È possível estabelecer um novo mundo fundado no conhecimento da verdade e da liberdade? Será possível o atrevimento de agir por si mesmo e agir segundo a sua própria razão? Como agir sobre a própria razão se ferir o direito do outro? O século XVIII, também chamado como século das luzes é o período em que os estudiosos acreditam nesses ideais e espalham suas ideias de ilustração. Segundo Kant, é por meio da ilustração, que “passamos de uma menoridade dependente para uma condição de maioridade e de autonomia. ” (NASCIMENTO, 1998)

A maioridade de que tratam os “ilustrados” é uma liberdade baseada na razão e para que essas ideias racionais se sobrepusessem as ideias místicas que predominaram nos séculos anteriores, foi necessário transpor muitos obstáculos. O primeiro dos obstáculos segundo Kant, é

“A força da tradição. Costumamos pensar que tudo aquilo que foi aceito durante muito tempo por muita gente deve ser tomado como verdadeiro.” (pg.8)

Para vencer a força da tradição, “é preciso não mais aceitar tudo que ela nos legou como certo e verdadeiro, sem contestação,” mas examina-la a luz da razão.

O próximo obstáculo ao exercício da razão é a autoridade da religião.

“ As verdades religiosas costumam se apresentar como dogmas dos quais não se pode duvidar, sob pena de incorrer em pecado e punição. Elas devem ser aceitas mesmo quando nos parece incompreensíveis.” ( pg. 8)

“O homem ilustrado deve investigar racionalmente mesmo as verdades religiosas, e só dar seu consentimento aquelas que a razão puder compreender.”(pg. 8)

Segue –se o terceiro inimigo da razão; o fanatismo:

“ O fanatismo manifesta-se principalmente e nos domínios da religião e da politica. O homem fanático tem tanta certeza sobre suas próprias opiniões que nem se da ao trabalho de saber se elas são verdadeiras ou não.”(pg8)

Por fim, outro adversário da razão é a ignorância:

“ É ela que mergulha os homens no medo. Os homens primitivos tinham medo do trovão porque ignoravam as causas deste fenômeno da natureza.”(pg.9)

Um dos fatores sociais que mais contribuíram para o fortalecimento das ideias iluministas, foi a Revolução Gloriosa.

“ A Afirmação do parlamento diante da monarquia foi um sinal de que um novo tipo de sociedade estava nascendo. Era importante marcar a independência da sociedade civil, fortalecida pelo desenvolvimento da atividade comercial, bem como pela iniciativa de empresários que começavam a desenvolver a indústria.”(pg. 10)

O enriquecimento de proprietários e capitalistas, contribuiu para se firmar a ideia de que a única autoridade que merecia título era a dos indivíduos proprietários, os novos gigantes da era moderna, á quem a monarquia e a igreja devia servir.

“Emancipação do individuo, emancipação da razão, enfim, a maioridade para os homens , que podem agora proceder como Deus na criação: podem criar um mundo novo através de sua própria vontade.(...) A razão lhes dará a possibilidade de superar todos os obstáculos e de construir a felicidade com seu próprio esforço.”(pg.12)

Esse movimento de emancipação do homem, pode ser percebido em vários setores- politico, econômico, religioso, cientifico- criando um estilo de vida, um modo de proceder em relação ao mundo a sociedade e as instituições. Dentre os pensadores que criaram as bases teóricas do pensamento iluminista, pode-se destacar Descartes, Francis Bacon, Newton e John Loke.

Segundo Descartes, “ a critica a tradição e as ideias até então comumente aceitas, exige em contrapartida, a necessidade de encontrar novas certezas, a partir das quais se possa novamente estabelecer as verdades sobre o homem, o mundo e Deus.”(pg. 12)

Para tal, ele criará o seguinte método:

“So devemos aceitar como verdadeiro o que se apresentar para nos de maneira clara e distinta, de tal modo que não haja nehuma condição para a dúvida.”

“devemos dividir as dificuldades em várias parcelas para que se tornem claras e distintas, até a solução do problema.”

“Os nossos pensamentos devem ser ordenados, dos mais simples aos mais complexos ,”

“devemos fazer revisões e enumerações para termos certeza de que nenhum dos problemas foi esquecido.”(pg.13)

O método de Descartes é baseado na dúvida e na autonomia do pensamento humano para criar novas verdades a partir de seu entendimento do mundo.

“ A partir de agora, tudo o mais deverá girar em torno desse sujeito que pensa, a razão será o ponto de partida para o conhecimento do mundo exterior e , mais do que isso, será o ponto de partida para criar os instrumentos necessários para dominar a natureza.”(pg.13)

O método da dúvida foi de fundamental importância para o surgimento das ciências modernas, tornando –as diferentes dos antigos saberes no que diz respeito a visão do mundo.

“O antigo sistema geocêntrico foi substituído pelo sistema heliocêntrico.(...) Passou a se atribuir a experiência um papel fundamental na descoberta das leis da natureza. (...) surge a matematização do espaço que cria a possibilidade não de apenas expressar as leis naturais, mas sobretudo de poder esperar da investigação cientifica uma certeza tão rigorosa quanto a que é dada pelo método matemático.( pg. 14)

Na Idade Média, a visão do universo tinha a terra como centro de um universo finito e fechado, em torno da qual se moviam os astros, distribuída em uma ordem hierárquica, em que a terra possui um grau de perfeição menor que o dos astros e é um lugar de transformação onde Deus colocou o homem para dominar a natureza e onde cristo operou a encarnação e redenção, para que por meio Dele, o homem se aproximasse dos céus, morada de Deus.

A razão mudou essa visão de mundo, definindo o universo como aberto, invertendo a posição da terra, que se torna mais um planeta que gira em torno do sol, sendo da mesma natureza que os astros e obedecendo as mesmas leis. Esse modo de pensar serviu de base para a moderna astronomia, que servindo –se de aparelhos físicos e matemáticos como o telescópio, possibilitou uma melhor observação dos corpos celestes.

A matemática aplicada aos corpos celestes possibilitou um outro conhecimento, o das propriedades dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com