TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Regime Militar

Por:   •  4/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ[pic 1]

ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

 CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA

TRABALHO DISCENTE EFETIVO (TDE)

PROJETO

Componentes do grupo:

FELIPE GABRIEL GUAREZI FERNANDES

Gabriel Araújo

Gabriel Tibes de Souza

Paulo Roberto Cardoso Moreira

Tiago Salles Vicente

Wilton Andretti da Costa

        

      COMO AS REVOLUÇÕES NA EUROPA CONTRIBUÍRAM PARA A INSTAURAÇÃO DAS REPÚBLICAS NO BRASIL E ESTADOS UNIDOS

Curitiba
Setembro de 2018


  1. SUMÁRIO

1. Contextualização e justificativa do trabalho        1

2. Objetivo geral         2

3. Plano de atividade         3

4. Cronograma        6

5. Referências bibliográficas        7

1. CONTEXTUALIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO TRABALHO

          O trabalho presente consiste em tratar o contexto de duas Revoluções na Europa, a Revolução Inglesa se baseando nos conflitos que envolveram quase toda a parcela da sociedade inglesa, em que as principais figuras envolvidas foram o parlamento, visando a instauração de um regime constitucional; e a monarquia, primeiramente encabeçada pelo rei Carlos I, principal figura do absolutismo inglês durante o século XVII. Também serão utilizados os autores Stone (2000) e Trevelyan (1982), para aprimorar o contexto, com o intuito de descrever as causas e os eventos que determinaram o desfecho desse período da história inglesa. E a Revolução Francesa que é tanto a culminação da idade moderna quanto marco inicial da contemporaneidade, sendo a primeira de muitas revoluções que marcaram o século XIX, mesmo a tardia transição política do Brasil carregou em certa medida influências ideológicas comuns com a última revolução moderna. 

         Com isso trabalharemos a influência que as Revoluções da Europa tiveram no processo de instauração da República no Brasil e Estados Unidos. Se guiando principalmente que no início da República (na construção histórico política), construiu-se a ideia de que o período colonial foi predatório e de exploração, além disso trouxe o natural historicismo herdado do império no discurso histórico.  O principal que será trazido é a chamada ideologia de estado presente na República Velha (1ª República), a qual consistiu na construção de um estado forte, principalmente no início da república, com Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

 Dentro dessa temática, relataremos sobre o que vai ser trabalhado em cada disciplina, de acordo com o referencial teórico com base na temática escolhida. Para isso, iremos construir um capítulo de livro didático sobre o tema.  

A fundamentação do material didático (capítulo de livro) se dará a partir dos referenciais teóricos utilizados pelos escritores, que constarão nas referências bibliográficas. Os escritores do material didático são: Wilton Andretti, Gabriel Araújo; editores: Felipe Guarezi e Paulo Roberto Cardoso; ilustrador e pesquisador de imagens: Gabriel Tibes e Tiago Salles; Diagramador e revisor: Felipe Guarezi e Paulo Roberto Cardoso.

2. OBJETIVO GERAL        

O objetivo final desse Trabalho Discente Efetivo será a elaboração de um capítulo de material didático direcionado para alunos do segundo ano do ensino médio, seguindo o tema “Como as revoluções na Europa contribuíram na instauração das repúblicas brasileira e estadunidense”. A base deste capítulo de livro didático será a Idade Moderna, História do Brasil República, História da América do Norte, Documentação e Arquivo, Pesquisa em História e História do Paraná. Será comparado o processo revolucionário na França e Inglaterra com o fim do período monárquico no Brasil e Estados Unidos, apresentando semelhanças e diferenças entre os episódios. Por meio dos livros bases, serão usadas imagens para ilustrar os principais fatos desses períodos, bem como adicionar tópicos com curiosidades e atividades referentes a esses eventos, tendo em vista tornar o material atrativo para o público alvo (alunos entre 15 e 16 anos de idade).

3. PLANO DE ATIVIDADE 

 

HISTÓRIA MODERNA

O período da história moderna será o principal elemento para contextualizar os temas que serão tratados no material didático. O alvo desse contexto serão as revoluções Inglesa e Francesa, que ocorreram durante os séculos XVII e XVIII. Será levado em conta as origens sociais, as causas e as consequências dessas revoluções para a política e a sociedade da época.

Para a elaboração do conteúdo introdutório da Revolução Inglesa, será utilizado o livro “As Revoluções Burguesas” do autor Florenzano (1981), o qual descreve todo o contexto que antecede a revolução.

Outro sim, para a principal fonte que será usada para a elaboração do conteúdo relacionado à Revolução Francesa será o livro de Hannah Arendt (1963) "Da Revolução", que trata da história da revolução incluindo seu contexto, significado e legado. Esses três itens são essenciais para a comparação e a conexão entre a Revolução Francesa e a Proclamação da República no Brasil.

HISTÓRIA DO Brasil REPÚBLICA

Para a elaboração do conteúdo do material, no que se refere ao período do Brasil República, será levado em questão o pensamento ideológico da época da Proclamação da República, que, segundo Fausto (1997), haviam os modelos institucional-cientificista, historicista-nacionalista, classista e o autoritarismo esclarecido.

Para discutir como estava a sociedade brasileira na época, relembraremos que esta estava organizada em entidades tradicionais, sindicatos, siglas partidárias e uma desagregação do cidadão-trabalhador diante de uma classe política que não dava tanta importância para suas reivindicações. Além disso, é importante relacionar essa ordem social com a vigente na Revolução Francesa: do período pré-revolucionário, pós revolucionário até meados do século XIX. Por conseguinte, vamos incluir imagens da proclamação da república, das revoltas, tenentismo e dos anos 1920 para discorrer sobre temáticas que estejam em correlação com as revoluções e modernizações. Para isso, usaremos como referências principais as obras de Boris Fausto (1997), Lilia Schwarcz e Edgard Carone (1988), entre outras que serão usadas no aprofundamento do produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (766.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com