TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Florence

Trabalho Universitário: Florence. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 6

 Antissepsia X Assepsia, Desinfecção: conceitos e considerações

OBJETIVOS

 Relacionar os conceitos de antissepsia, assepsia, degermação e desinfecção às atividades, procedimentos e práticas diárias da enfermagem.

Caro colega, no primeiro núcleo temático, relembramos os aspectos históricos das infecções hospitalares e comunitárias, vigilância das Infecções Hospitalares, biossegurança e equipamentos de proteção individual – EPIs.

A participação efetiva dos profissionais de saúde depende dos conhecimentos sobre a abrangência das infecções. Por esse motivo, existe estreita ligação entre todas as unidades desse curso e essa relação facilita o acesso ao conhecimento sobre as infecções hospitalares.

Continuemos nosso entendimento das Infecções Hospitalares. É conveniente atentar para as nossas atividades, procedimentos e práticas. Vejamos, então, alguns conceitos importantes referenciados pelo Ministério da Saúde – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA:

Assepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.

Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície.

Os conceitos parecem simples, mas se pararmos para pensar nas atividades desenvolvidas no dia a dia com nossos pacientes, percebemos em quais a antissepsia precisa estar presente.

Veremos a sua amplitude e frequência.

Vários são os produtos utilizados, dentre eles destacamos o iodo povidona PVPI, muito utilizado na antissepsia e degermação. Como há diferentes tipos de PVPI usados em diversas superfícies, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles? PVPI aquoso

Composto orgânico de iodo, não age na presença de materiais orgânicos e eleva o nível sérico de iodo. PVPI degermante

Utilizado somente em pele íntegra, com a finalidade de remover sujidade e reduzir a flora transitória e residente. Deve ser retirado após o uso. Tem indicação também na degermação da pele, mãos, área cirúrgica e procedimentos invasivos. PVPI alcoólico

Indicado para uso em pele íntegra, após degermação das mãos, com a finalidade de fazer luva química e demarcar a área operatória, reduzindo a flora da pele.

Portanto, caro colega, observe a relação de alguns procedimentos em que a antissepsia é muito importante:

Como vimos anteriormente, o PVPI degermante é muito utilizado como antisséptico degermante.

Lembre-se de que ele é utilizado somente em pele íntegra, antes de procedimentos invasivos e nas mãos dos profissionais da equipe cirúrgica, com tempo residual de 2 a 3 horas.

Convém lembrar que o antisséptico clorexidine aquoso faz a antissepsia, antes de procedimentos invasivos, com um tempo de ação residual de 5 a 6 horas. Já o álcool a 70% glicerinado tem ação imediata e faz a antissepsia de procedimentos que não necessitam de efeito residual por serem de curta duração.

 a antissepsia das mãos: em unidades de terapia intensiva, berçário de alto risco, unidades de transplantes, hematologia e na realização de pré e de pós-procedimentos e exames invasivos, deve ser realizada utilizando-se a mesma técnica de lavagem das mãos, incluindo os antebraços, porém, usando os antissépticos acima citados. Saiba Mais PROCEDIMENTOS SOLUÇÃO UTILIZADA Antissepsia da mucosa: Antissepsia das mucosas bucal, ocular, vaginal e intestinal, ou dos locais em que pode haver lesão. PVPI AQUOSO Remoção de sujidade e redução da flora residual e transitória: degermação da pele, principalmente na área cirúrgica e procedimentos invasivos. Deve ser retirado após o uso. PVPI DEGERMANTE Cuidados pré-operatórios: Luva química, antissepsia de campo operatório após PVPI degermante, demarcação da área cirúrgica. PVPI ALCOÓLICO

Ao utilizar PVPI ou clorexidine não utilizar álcool a 70% imediatamente após, pois este inativa a sua ação residual. O uso do PVPI é contraindicado em recém-natos e grandes queimados devido a sua absorção transcutânea de iodo, podendo acarretar hipertireoidismo. A clorexidine deve ser utilizada em caso de pacientes ou funcionários alérgicos ao iodo.

Para que você considere a importância da antissepsia e dos procedimentos invasivos, é importante lembrar alguns procedimentos invasivos:

 Tubos orotraqueais associados ao ventilador artificial.

 Cateteres venosos centrais.

 Cateteres arteriais.

 Cateteres para monitoração de pressão intracraniana.

 Sondas e drenos. Clique aqui para saber mais

Assepsia

“conjunto de medidas utilizadas para impedir a penetração de micro-organismos em local que não os continha”.

(MS)

Conforme a definição, a prática da assepsia se utiliza de meios apropriados para impedir a introdução de micro-organismos no corpo humano. Ela difere da antissepsia pelo fato de não empregar agentes terapêuticos.

Nesse contexto, os profissionais de saúde utilizam medidas de assepsia para evitar, direta ou indiretamente, a transmissão de micro-organismos.

Vejamos, então, algumas medidas assépticas importantes em nossas atividades diárias:

 Usar meios assépticos para manuseio de alimentos, pratos e utensílios usados na alimentação.

 Utilizar técnicas rigorosas para lavagem das mãos e higiene pessoal meticulosa.

 Cozinhar e armazenar adequadamente os alimentos.

 Usar adequadamente os equipamentos descartáveis.

 Desinfectar a unidade do paciente, após a alta.

 Usar máscaras, luvas, aventais, e outros, nas áreas de isolamento.

 Limpar e esterilizar adequadamente os equipamentos hospitalares.

 Descartar adequadamente os resíduos hospitalares e os materiais contaminados, etc.

Caro colega, com certeza, você leu com atenção a descrição de antissepsia e assepsia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com