TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de Governos e Suas Metamorfoses Segundo Socrates

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Formas de governos e suas metamorfoses segundo Sócrates (PLATÃO, A República).

Segundo Sócrates, existem quatro formas de governos.  

A Timocracia, a oligarquia, a democracia e por fim, a tirania. Vejamos o que são elas e quais são suas modificações.

  • TIMOCRACIA: Esse regime está destinado a quem tem honra e poder, assim então, uma forma de governo cheia de ambição e interesses que está entre  a aristocracia e oligarquia, porém com características próprias.

Os pais ensinam os filhos a combater e a serem guardiões, deixando de lado o enfoque principal que são a musica e a ginastica – originado dai a nova geração inculta-  sendo assim, incapazes de  zelar pelo Estado e não perceber a diferença das raças de Hesíodo nem das raças de ouro, prata, bronze e feno. Misturando essas raças. Obter-se-á a discórdia, instaurando de uma vez o ódio e a guerra, em toda parte declarada. As raças de feno e bronze procuram enriquecer, uma vez que as raças de ouro e prata já são ricas naturalmente e tendem a manter-se assim. Após essa fase de conflitos, há uma concordância em fazer uma divisão de terras e ocupa-las.  Quem zelava anteriormente pela politica de homens livres e amigos, agora passa a tratar o povo como servidores. Originando-se dai a mudança. Os homens passarão a cobiçar riquezas e apegar-se a elas. Essa nova geração não é influenciada pelas faltas dos anteriores e assim a timocracia vê-se na oligarquia.

  • OLIGARQUIA: Os pobres não participam do poder e apenas os ricos podem mandar. Uma vez que o cidadão que já possui riquezas governa, tende a enriquecer cada vez mais. Na oligarquia o desprezo pelos empobrecidos é característico e forte, onde a população é quase toda formada por mendigos, exceto os chefes, obviamente. Esse estado  é ambicioso, avarento e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com