TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Economica Brasileira

Casos: Formação Economica Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  205 Visualizações

1- Caracterize o modelo econômico de colonização adotado por países europeus nos séculos XV e XVI

Consistia em transformar a colônia em produtoras de especiarias que não podiam ser obtidas na Europa, principalmente devido ao clima. Toda a produção colonial estava destinada à metrópole, que comprava a baixos preços e revendia na Europa, acumulando os lucros desta transação

2 Caracterize a sociedada feudal:

Tinha como bases o poder descentralizado, a economia agropastoril e o trabalho do servos.

3 O que se entende por mercantilismo?

Política econômica de caráter protecionista que se desenvolveu na Europa ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII. Sua base é o acúmulo de capital, protecionismo alfandegário e balança de comércio favorável.

4 Defina Pacto Colonial:

Conjunto de relações econômicas e políticas que subordinavam a colônia à metrópole. No plano político a dominação era exercida por meio da presença de autoridades civis nomeadas pela metrópole e cujo desempenho era assegurado pela ocupação militar. No campo econômico, o Pacto Colonial significava uma série de obrigações de compra e venda da colônia para com a metrópole, sendo os mecanismos desse comércio controlados de forma monopolista pelas companhias de comércio.

5 Diferencie economia de subsistência de economia mercantil:

Economia de subsistência, como o próprio nome sugere, é aquela produzida para autoconsumo, em que o produtor não se distingue do consumidor, sendo desnecessário o uso de dinheiro. Economia mercantil, ao contrário, é aquela em que o produto é direcionado ao mercado; a conseqüente separação entre produtores e consumidores torna necessária a intermediação monetária.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com