TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forum Historia Moderna Dinastia Carolingia

Dissertações: Forum Historia Moderna Dinastia Carolingia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

forum historia medieval

Objetivos deste fórum

• Compreender a ascensão da Dinastia Carolíngia e a formação de um novo império na região que hoje chamamos de Europa Ocidental.• Compreender a concepção e a organização política de Carlos Magno.

Descrição da interatividade

Na Unidade 4, você estudou as características do estabelecimento e do declínio do Império Carolíngio. Observou os diversos fatores que o tornaram uma potência no período medieval,e os motivos que deflagraram e evidenciaram suas fragilidades. Diante do que foi exposto, responda às questões a seguir:

1) Qual foi o papel da Igreja romana na formação e manutenção do Império Carolíngio?

O reino franco foi o mais resistente e duradouro dentre os reinos barbaros estabelecidos. Devido á guerras constantes no periodo comandado peos merovingios, Pepino de Herstal, que era prefeito do palacio reclamou o direito de governar os francos. Ao governar o francos, sua força politica cresceu e ele deixou o governo como herança para seus filhos. Contudo, por mais poder que tivessem ainda havia a falta de legitimidade do direito em usar a coroa. Em 751, após apelar ao papa, Pepino o Breve (neto de pepino de herstal) foi sagrado rei pelo papa Bonifacio . Em 753, Pepino foi sagrado pelas mãos do proprio papa após uma troca ao auxiliar o papa na luta contra os lombardos. Nota-se então, a importancia da Igreja na formação da dinastia Carolingia, ao legitimar o governo através de uma nova forma de legitimação , a unção divina.

Os povos conquistados eram batizados e convertidos ao cristianismo e os lideres francos promoviam grandes movimentos de evangelização, é inevitável chamar a atenção para como esse proximidade governo -Igreja foi fundamental para a manutenção de ambas as Instituições. Essa aproximação foi reforçada quando Pepino doou cidades para o papado ao ser -lhe apresentado um édito imperial romano elaborado por Constantino, que foi forjado pela chancelaria pontificial ,conhecido como Doação de Constantino.

Durante o governo de Carlos Magno, a Igreja contribuiu para a manutenção e estabelecimento imperial de diversas formas, entre elas, a atribuição do papa Adriano I à Carlos Magno com o epíteto imperial Magnus e a coroação imperial sobre Carlos feita pelo papa em Roma. É importante ressaltar que foi no meio eclesiastico que nasceram as primeiras ideias de restauração imperial, pois para o o papado, esse reconhecimento de autoridade imperial permitiria o retorno de sua própria autoridade espiritual diante do império do oriente.

2) Quais as causas que podemos apontar como justificadoras do fim do Império Carolíngio?

Após o governo de Carlos Magno, seu filho Luis o piedoso, na tentativa de manter a unidade do império emitiu a Ordinatio Imperii que definia que um dos descendentes do imperador poderia sucede-lo, e os outros assumiriam reinos subordinados ao imperador; transformando o império em uma entidade politica governada por delegação e não um patrimonio a ser dividido. Esse novo modo de sucessão causou descontentamento e desordens. Com a morte de Luís, a guerra entre irmãos agravou-se e outros principados surgiram, desmantelando mais o Império. Contudo, os irmãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com