TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERMINAL

Seminário: GERMINAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

Produzido no final do século XIX, o livro “ Germinal ” e o conto “ Civilização ”, nos mostram personagens centrais de grandes e importantes clássicos da literatura francesa e portuguesa .Onde nos revelam importantes aspectos vividos pela sociedade da época e historias de vidas de diferentes níveis sociais.A analise das duas histórias nos trazem uma reflexão de revolta por conta da cruel exploração do homem pelo o homem e a revolta da luxuria a uma vida simples e feliz.

A obra Germinal de Émile Zola, que inclusive-o consagrou um dos maiores escritores de todos os tempos, nos apresenta a vida do jovem Étienne Lantier que luta intensamente em busca de uma transformação político e social da situação na qual vivia a França especialmente a cidade de Montsou no séc. XIX .

Étienne saiu da cidade de Marchiennes em busca de trabalho, e passando pela cidade de Montsou avistou uma Mina de carvão,a Voreux, interessado e curioso chegou ate lá e conversando com os mineiros que ali trabalhavam se tornou amigo da família Maheu,que moravam na aldeia dos mineiros,Étienne logo conseguiu trabalho na mina Voreux, que tinha o pagamento quinzenal e por produtividade,o carvão era retirado do subsolo em vagonetes e o pior eram que os mineiros se sujeitavam, para não morrer de fome, a perder suas vidas por um salário muito baixo pois os riscos de desmoronamentos e explosões eram muito grandes na mina.

O jovem convivendo assim de perto com os sofrimentos de todos os mineiros, de ter alguns dias de ninguém ter nada pra comer nem beber, a miséria muito grande e o trabalho difícil e cansativo e ainda correndo o risco de serem soterrados se acontecesse algum desmoronamento na mina, enquanto os donos e chefes das minas não estavam nem se preocupando com a situação,Étienne vendo tudo isso e passando por isso resolveu tomar uma atitude.Conversou com todos os mineiros e convenceu-lhes de fazer uma greve pedindo o aumento de salário aos patrões, a greve atingiu as minas de toda a região, enfurecendo os seus donos , passados se dias de greve os mineiros e suas famílias não tinham mais o que comer,assim dormindo e acordando todos os dias sem comer um pão se quer, e os donos das minas não queriam aumentar o salário pensando eles que os mineiros iam desistir dessa greve rapidamente, mas os mineiros persistentes continuaram pois se voltasse atrás ia ser muito pior do que antes para eles.

Com a continuação da greve as pessoas foram ficando desnutridas, as crianças morrendo de fome ai sim os mineiros pensaram em parar a greve, mas resolveram continuar.Os donos das minas começaram assim a contratarem os burgueses para trabalhar para eles e também na entrada das minas colocaram muitos policiais de segurança caso houvesse algum ataque .Enfurecidos com aquilo os mineiros foram até as minas e começaram lutar com os policiais pois eles não aceitavam os burgueses ali trabalhando,houve muita morte e pessoas feridas. O conflito repercutiu e a mina é reaberta com uma pequena melhoria salarial. Porém, as condições permaneceram precária.

Não dando certo a greve, Étienne é convidado a ir trabalhar em Paris e assim começa a sonhar novamente, se está mais perto de grandes cargos sonha em chegar até eles e resolver os problemas dos mineiros.

O "Germinal", nos mostra a situação de miséria em que se encontravam os mineiros franceses; as relações entre capitalistas e operários; as greves e o sindicalismo; as necessidades humanas em contraste com as necessidades materiais.

O conto Civilização é uma obra de Eça de Queirós, aonde é narrada a vida de Jacinto, um homem novo e culto que vivia luxuosamente, rodeado dos mais sofisticados e recentes inventos e das mais belas obras-primas da literatura. De fato, Jacinto era um homem sempre aborrecido, desanimado e entediado, apesar do luxo em que vivia.

No entanto, toda essa vida de Jacinto, cheia de luxos, não fazia dele uma criatura feliz. Aos vinte e oito anos, ele lia Shopenhauer, Eclesiastes e vivia sempre entediado. Jacinto procurava preencher sua carência através da incorporação das invenções científicas na vida cotidiana..

Tudo havia de mudar quando o protagonista decidiu ir passar uma temporada bem longe da civilização. Jacinto tentou superar o isolamento enviando para aí todos os equipamentos técnicos e demais apetrechos que julgava indispensáveis a uma vida civilizada e luxuosa. Contudo, ao chegar, percebe-se que os caixotes enviados não tinham chegado e que a nenhuma da suas ordens, relativas à realização de obras na casa, tinha sido cumprida.

Inicialmente desmoralizado e ainda mais pessimista com tamanha "tragédia", Jacinto é, subitamente, invadido e transformado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com