TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Germinal

Ensaios: Resenha Do Filme Germinal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  3.382 Visualizações

Página 1 de 4

GERMINAL-RESENHA

A historia basicamente trata -se de mostrar com clareza o que se passava na época da revolução industrial, a vida dos operários naquela época, a luta por seus direitos, a geração e maturação dos movimentos grevistas.

Os trabalhadores do filme são operários de minas de carvão, no século XIX na França.

o filme retratava a vida desses operários, que eram explorados por seus patrões ricos, que tinham casas grandes e ótimas condições de vida e não precisavam trabalhar , pois o trabalho pesado ficava para os trabalhadores das minas fazerem e o lucro ia todo para os patrões .

Essa exploração de patrão para funcionários cresceu conforme foi ocorrendo a revolução industrial, pois as empresas adotaram uma regime liberalista, onde os donos de empresas eram adoradores do capitalismo,pois pra eles esse era o regime que os levaria aos lucros e independência da empresa, sem precisar ao menos ter a intervenção do governo.

No filme há varias cenas em que relatam a diferença entre os pobres e os ricos, como por exemplo, uma em que a mulher vai pedir em uma casa de ricos, ela até é bem tratada, mas eles ironizam sua situação, ela recebe migalhas deles, o que não serve mais pra eles, eles doam a ela, e a filha deles que esta na mesa vendo a situação da mulher e das crianças da um pedaço de pão da mesa de café dela pra uma das crianças, mais quando a mulher pede dinheiro pra ajudar a pagar a casa e dar comida as muitos filhos eles recusam dar, o que pra eles não faria falta, para ela serviria pra dar de comer aos seus filhos.

Então a diferença de classe e o poder estão em evidência nessa e em outras cenas. Há uma cena que mostra a exploração dos chefes com os empregados, os salários baixíssimos que eles pagam a eles e as péssimas condições em que trabalhavam na mina . Muitas cenas nesse filme chamou minha atenção, uma delas foi quando a o dono da comércio pede pra deitar-se com as mulheres em troca de comida, além de toda miséria e sofrimento as mulhers ainda eram exploradas sexualmente.

O filme reflete bastante a super exploração dos trabalhadores nas minas de carvão, mostrando a constante necessidade do trabalho para garantir a sobrevivência de cada um deles. Eles vivem em uma sociedade capitalista, onde a burguesia se mostra permanentemente dominante, por isso há variados conflitos de interesses, gerando uma grande insatisfação social por parte dos trabalhadores das minas que se mostram com uma postura altamente ofensiva diante da injustiça provocada pelos baixos salários e cobrança de multas devido às escoriações das minas.

A partir da divisão do trabalho, o filme Germinal expõe uma profunda desigualdade social, em decorrência da separação dos demais segmentos na sociedade, alegando as diferenças que se dão através da oposição entre o campo e a cidade. As estruturas de classes sociais na sociedade acabam sendo produtos das demais divisões do trabalho, consequentemente trazendo cada vez mais desigualdades.

A chegada de um jovem desempregado nas minas acaba provocando grandes mudanças, pois ele passa a contestar e questionar toda a situação por quais os mineiros passavam, todas as dificuldades, exploração que são bem perceptíveis, mostrando uma completa alienação do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com