TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme O Germinal

Casos: Resenha Do Filme O Germinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO FILME GERMINAL

CONCEITO

Germinal é o nome do primeiro mês da primavera no calendário da Revolução Francesa, é quando as sementes das novas plantas germinam, representa um germe de transformação social. Aquele broto de planta que por mais que arranquem, volta a nascer.

Este filme aborda temas como : Direitos humanos, Direito do Trabalho, Exploração do Trabalho Infantil, e inicio dos grupos sindicais .

Partindo do próprio titulo do filme , a história baseasse em fatos verídicos da grande revolução francesa no final do século XIX, quero destacar alguns pontos importantes no meu campo de visão pelo qual pude extrair do filme .

● FORÇA E INDIVIDUALISMO DO CAPITALISMO

● DESIGUALDADE SOCIAL

● TRABALHO ESCRAVO

● OS PRIMEIROS MOVIMENTOS POLITICOS DA CLASSE TRABALHADORA

● A FORÇA DE UM GRUPO

A força dos capitalista foi demostrada de forma clara , onde muitos trabalhavam para o enriquecimento de poucos, mesmo com severas crise financeiras e o momento politico delicado da época.

Em função disto a desigualdade social muito presente, onde uma família inteira tinha que trabalhar praticamente para comer, não podendo desfrutar de mais nada. É eminente que a situação era muito crítica em toda França , os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mas pobre. A fala de um deles apresenta isto; “ Esses miseráveis vivem para fazer filhos e trabalhar na mineradora “ .

Trabalho Escravo.

Sem um piso salarial, sem nenhum sistema de bonificação por produção , sem segurança e garantias para realização do perigoso trabalho, destacando também o uso e abuso do trabalho infantil, eu não percebi nenhuma escola na cidade, pois somente os filhos dos burgueses frequentavam. Exemplo disto esta na frase do senhor conhecido como ( boa morte ), “ O que é isso é sangue ? Não, é carvão , estou na mina desde os 8 anos hoje tenho

58 anos, tenho tanto no meu corpo que dá para me aquecer até a morte...”

Eles viviam em estado precário, submissos aos caprichos do dono da mineradora, e no entanto não reagiam, foi preciso alguém de fora com uma visão futurística para mostrar que havia mecanismo para mudar a história.

De uma forma pacifica e com a politica do dialogo , começaram a se reunirem e discutirem quais seriam as melhores medidas a serem tomadas.

A FORÇA DE UM GRUPO

Existe um provérbio que diz o seguinte : um cordão de três dobras é mais difícil de arrebentar.

Reuniram-se e ganharam força e coragem para buscar uma saída de uma vida inteira de sofrimento, partindo deste principio a formação dos primeiros grupos de classe trabalhadora, mesmo enfrentando o descaso, a violência , a falta de preparo de muitos do próprio grupo, eles avançaram com os seu ideais, tiveram perdas irreparáveis, mas no conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com