TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Germinal Resumo Critico

Pesquisas Acadêmicas: Germinal Resumo Critico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO CRÍTICO DO FILME GERMINAL x REALISMO - NATURALISMO

O filme Germinal foi produzido em 1993, é baseado em no romance francês Germinal de Émile Édouard Charles Atoine Zola, de 1881. O cenário é uma pequena vila de trabalhadores de minas dominada por extrema miséria econômica e muita degradação humana. Na década de 1980 o fechamento de muitas minas de carvão da Inglaterra, principal pólo de sustentação econômica em várias cidades, gerou uma forte crise entre os trabalhadores.

Comparando-o com as obras literárias observamos de imediato que o mesmo trata de centraliza-se no movimento realista - naturalista. A objetividade com relação às tomadas de decisões, os ideais propostos que eram votados para a massa popular, deixa bem claro essa verdade.

Podemos falar também que o filme, assim como nas obras naturalistas a razão prevalecia muito as emoções, a arte de modificar a realidade era vista injustamente pelo poder dominante. Os próprios funcionários da mina sempre questionavam seus direitos perdidos, porque para a classe burguesa isso não valeria de nada. Seus objetivos financeiros estavam acima dos propósitos dos trabalhadores.

As personagens sofrem influências dos intelectuais da Europa, o simples modo de vida da classe operária muda a partir dessas novas ideais: teoria cientificista, positivismo, evolucionismo e o determinismo.

Os escritores desse período procuram descrever com maior realidade os costumes e as relações entre os seres humanos. A luta dos trabalhadores mineiros foi o marco inicial para aquisição de uma política de igualdade.

O que prevalecia na época era a dominância de uma classe sobre a outra. A cidadania ameaçada pelas relações de produção fizera com que um grupo social não mais aceitasse passar necessidades e privações pela falta de igualdade. Aqui percebemos uma característica típica das obras realistas-naturalista: a burguesia dominando sobre o assalariado. Os primeiros vives das regalias do trabalho escravo dos mais fracos. Não muito diferente do que é apresentado em nossos atuais dias.

Os senhores eram proprietários da força de trabalho (dos escravos), dos meios de produção ( terras, pão, minas, instrumentos de produção) e do produto do trabalho.

A burguesia possui as minas ou as fábricas, os meios de transportes, as terras, os bancos etc. O trabalhador não é obrigado a ficar sempre na mesma terra ou na mesma situação: “ele é livre” para não trabalhar, mas na pratica precisam de trabalhar para não morrer de fome.

Concluímos, que os realistas eram antirromânticos, objetivos e racionalistas. Postulavam a primazia da razão sobre o sentimento, fato esse percebido nas relações amorosas. A mulher era símbolo de prazer e não de amor. Situações de venda, trocas colocava-a igual ou menor a mercadoria.

O filme abarca alguns princípios do Direito do Trabalho moderno.

Realizei algumas pesquisas sobre o filme que compartillho com os leitores a seguir.

Obra literária

Trata-se de uma adaptação do livro de mesmo título do escritor francês Emile Zola (1840-1902) e que é considerada sua maior obra. Emile Zola é visto também como o criador do movimento literário denominado naturalismo. Este movimento baseava-se na observação fiel da realidade e na experiência de forma a mostrar que o indivíduo será definido por sua hereditariedade e ambiente.

Conhecer este aspecto de tal movimento é importante para compreender a narrativa do livro (adaptado para as telas). Antes de escreve-lo, Emile Zola trabalhou em uma mina de carvão, conviveu com os mineradores (inclusive morando nas mesmas condições) e acompanhou a greve.

O filme apresenta o processo de produção no modelo capitalista do século XIX. A maneira como é feita essa apresentação deixa bastante clara a oposição entre necessidade humana e necessidades materiais (produção).

O título do filme, "germinal", está relacionado ao "processo de gestação e maturação dos movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrõe" (João Luis de Almeida Machado in Planeta Educação. Link em 28/09: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=54) por esta razão é que são citados, ao longo do filme, Marx, Engels e a Internacional socialista.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com