TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobra a guerra do contestado

Por:   •  1/9/2015  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  2.183 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: A guerra do Contestado

O Contestado foi o maior conflito armado que se teve notícia no Brasil, sendo determinante não só para a construção da unidade política da recém-nascida República como para a consolidação do território que hoje conhecemos como Santa Catarina, o principal palco desta guerra travada há cem anos. O livro Guerra do Contestado - A Revolta dos Caboclos no Sertão Catarinense de Jakzam Kaiser, extrapola a condição de mera linha auxiliar na reconstituição deste centenário.

O livro prima pelo desprendimento do academicismo, sem abrir mão do rigor histórico. A linguagem é direta e os recursos gráficos e ilustrativos conferem ação e leveza à narrativa de Jakzam Kaiser. As ilustrações são do artista Alexandre Beck, autor das tirinhas Armandinho, publicadas diariamente no DC.

Traduzir o Contestado é uma tarefa tão cansativa e complexa quanto o episódio em si, que ainda é tratado reservadamente pela história nacional. De uma discussão política e burocrática entre Santa Catarina e Paraná sobre os limites territoriais, a querela descambou para uma sangrenta batalha pela posse da terra envolvendo caboclos e lideranças messiânicas, o Exército brasileiro e o capitalismo estrangeiro, que desembarca com construção da estrada de ferro São Paulo, Rio Grande e a exploração industrial da madeira por um conglomerado norte-americano.

A disputa se esparrama por uma região que representa o que é hoje a metade de Santa Catarina. Para clarear a compreensão sobre o conflito, o leitor é levado ao século 17, com o início da ocupação territorial da região por Portugal e Espanha e depois, para 1850, com a criação das Sesmarias. A narrativa segue uma linha do tempo visual, fundamentada em ilustrações explicativas e mapas que traduzem a evolução do conflito.

Embora seja uma obra com foco nos leitores comuns e infanto-juvenil, surpreende também os estudiosos e pesquisadores do tema ao trazer novos detalhes.

O lado dos revoltosos contava com mais de 10 mil pessoas, divididas em milícias reunidas sob a bandeira do Exército Encantado de São Sebastião. Posto em um mapa, o teatro de operações impressiona e sintetiza a natureza do Contestado: épica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com