TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUERRA DO VIETNÃ

Ensaios: GUERRA DO VIETNÃ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 11

O que foi? - Flávia

A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria.

A Guerra do Vietnã foi um conflito no sudeste da Ásia que durou vários anos. Foi uma guerra ideológica, a mais violenta depois da Segunda Guerra Mundial. Começou em 1954, depois de o Vietnã ter sido dividido em duas partes, o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. O Vietnã do Norte queria reunificar o país sob o comunismo, que era o sistema político e econômico que tinha adotado. O Vietnã do Sul, sob influência americana, lutou para impedir que isso acontecesse. Os Estados Unidos decidiram entrar na guerra para ajudar o Vietnã do Sul, mas o Vietnã do Norte saiu vitorioso em 1975. Pouco depois, o Vietnã se tornou um país unificado novamente, e comunista.

A Guerra do Vietnã, que aconteceu entre os anos de 1959 e 1975, é tida como o conflito armado mais violento que aconteceu na segunda metade do século XX, ocorrendo nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Camboja e Laos. Ele não foi apenas o mais violento, como também o mais longo a acontecer logo após a Segunda Guerra Mundial.

A Guerra do Vietnã foi o mais longo conflito militar que ocorreu depois da II Guerra Mundial. Estendeu-se essa guerra em dois períodos distintos. No primeiro deles, as forças nacionalistas vietnamitas, sob orientação do Viet-minh (a liga vietnamita), lutaram contra os colonialistas franceses, entre 1946 a 1954. No segundo, uma frente de nacionalistas e comunistas - o Vietcong - enfrentaram as tropas de intervenção norte-americanas, entre 1964 e 1975. Com um pequeno intervalo entre os finais dos anos 50 e início dos 60, a guerra durou quase 20 anos.

Contexto Histórico - Thayná

Para entender melhor o conflito é preciso saber que durante a Segunda Guerra, o Japão invadiu e dominou esta região. Com o objetivo de combater os Japoneses, os vietnamitas, liderados por Ho Chi Minh (líder revolucionário), se reuniram e formaram a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã (ligada ao partido comunista).Os primeiros conflitos ocorreram em 1941, ainda durante a Segunda Grande Guerra. Quando esta terminou, começou o processo de descolonização, que originou uma luta entre tropas francesas e guerrilheiros do Viet Minh (Liga para a Independência do Vietnã).Derrotados, os franceses tiveram que aceitar a independência.

O Vietnã havia sido colônia francesa e no final da Guerra da Indochina (1946-1954) foi dividido em dois países. O Vietnã do Norte era, comandado por Ho Chi Minh, possuindo orientação comunista pró União Soviética. O Vietnã do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista.

O Vietnã já tinha passado por muitos problemas antes da guerra. No início do século XX, o país era dominado pela França. O Japão tomou posse da colônia francesa em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e a manteve sob seu controle até 1945. Então, um grupo revolucionário vietnamita chamado Viet Minh (Liga Vietnamita), comandado pelo líder Ho Chi Minh, ocupou Hanói, a capital do país, e declarou a independência do Vietnã.

Mas os franceses não queriam abrir mão do domínio sobre o país. Os dois lados travaram uma guerra que durou oito anos, conhecida como Guerra da Indochina. Em 1954, o Viet Minh, sob o comando de Vo Nguyen Giap, derrotou os franceses.

Em Genebra, na Suíça, houve uma reunião da qual participaram a França e o Viet Minh, para negociar o desdobramento da questão. Os Estados Unidos, a União Soviética e vários outros países também participaram do encontro. O resultado foi a divisão do Vietnã em dois países, o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. O Viet Minh ficou com o controle do Vietnã do Norte, sob a presidência do comunista Ho Chi Minh. O controle do Vietnã do Sul ficou com o imperador Bao Dai, na verdade submisso aos franceses. O acordo previa eleições livres em 1956 no Vietnã do Sul, para decidir sobre a união dos dois Vietnãs.

Para que seja possível entender o porquê da Guerra do Vietnã, é necessário que conheçamos um pouco da história da região onde ocorreu tal conflito.

Quando aconteceu a Segunda Guerra Mundial, o Japão invadiu e dominou uma região conhecida como Indochina. Parte desse território era formada por Laos, Camboja e Vietnã, que viviam sobre o domínio francês, mas já ansiavam pela independência.

Tentando reagir a invasão, os vietnamitas formaram a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã, que era ligada ao partido comunista. Eles tinham como líder Ho Chi Minh, um líder revolucionário que assim como todo o povo queriam a independência do país.

Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim teve início o processo de descolonização, que culminou na luta entre os guerrilheiros do Viet-Minh e as tropas francesas. Com a derrota, os franceses foram obrigados a aceitar a independência, e em 1954 na Conferência de Genebra, que havia sido convocada para negociar a paz, a França reconheceu a independência do Vietnã, Laos e Camboja. Também ficou definido que o Vietnã passaria agora a ser subdivido em dois:

- Vietnã do Norte: Que seria governado por Ho Chin Minh, Socialista.

- Vietnã do Sul: Governado por Ngo Dinh Diem, capitalista e aliada dos Estados Unidos.

Causas - Deliete

A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Era difícil que um socialista e um capitalista conseguissem viver bem, lado a lado, com tantas diferenças políticas e ideologias tão próximas. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra.

Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto.

A Ditadura de Diem - Deliete

Em 1955, Ngo Diem liderou um golpe militar tornando-se ditador. Diem cancelou as eleições, proclamou a Independência do Sul, iniciou uma perseguição aos budistas, perseguiu nacionalistas e comunistas e seu governo foi marcado pela corrupção. Os americanos o apoiaram, porque estavam convencidos de que os nacionalistas e comunistas de Ho Chi Minh ganhariam as eleições e isso não era bom; pois se os comunistas ganhassem, acabariam influenciando outras nações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com