TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUERRA DO VIETNÃ

Pesquisas Acadêmicas: GUERRA DO VIETNÃ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. Índice de figuras.

2. Introdução.

3. Área de conflito.

4. Países envolvidos.

5. Número de baixas.

6. Armas utilizadas.

7. Napalm e gás mostarda

8. Armas do Vietnã

9. Contexto geopolítico e econômico pré-guerra e pós-guerra.

10. Mudanças ocorridas nos mapas e na politica.

11. Conclusão.

11. Referências.

ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1- AVIÕES ESPALHADO O AGENTE LARANJA. Página 5.

Figura 2- CRIANÇAS CONTAMINADAS PELO AGENTE LARANJA. Página 5.

Figura 3- PESSOAS CONTAMINADAS PELO NAPALM. Página 6.

Figura 4- CONTAMINAÇÃO DO NAPALM. Página 7.

Figura 5- CONTAMINAÇÃO PELO GÁS MOSTARDA. Página 7.

Figura 6- CONTAMINAÇÃO PELO GÁS MOSTARDA. Página 7.

Figura 7- ARMAS UTILIZADAS. Página 8.

Figura 8- ARMAS UTILIZADAS. Página 8.

1

INTRODUÇÃO

O fim da Segunda Guerra marcou o inicio do período da guerra fria, que duraria até a dissolução da União Soviética, em 1991. Em maio de 1949, a União Soviética demonstrou ter armas nucleares. Por medo da destruição mutua, os Estados Unidos e a União Soviética, as duas super potencias que emergiam da segunda guerra evitaram um confronto aberto. Mas adotaram posições antagónicas, em conflitos armados entre países periféricos, como a Guerra do Vietnã (1955 – 1975)

A guerra do Vietnã foi o mais longo conflito militar que ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Como todos os conflitos, foi apenas mais um com motivos banais e causas inúteis. Nunca houve um vencedor, mas uma guerra sempre gera destruição, morte e miséria, tanto para o lado derrotado como para os ditos “vencedores”.

2

ÁREA DE CONFLITO

Laos, Vietnã e Camboja faziam parte de uma região conhecida como Indochina. Estavam sobre o domínio francês e queriam a independência.

Durante a Segunda Guerra, o Japão invadiu e dominou esta região. Com o objetivo de combater os orientais, os vietnamitas, liderados por Ho Chi Minh (líder revolucionário), se reuniram e formaram a Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã (ligada ao partido comunista).

Os primeiros conflitos ocorreram em 1941, ainda durante a Segunda Grande Guerra.

Quando esta terminou, começou o processo de descolonização, que originou uma luta entre tropas francesas e guerrilheiras do Viet Minh (Liga para a Independência do Vietnã).

Derrotados, os franceses tiveram que aceitar a independência.

Em 1954, a Conferência de Genebra (convocada para negociar a paz) reconheceu a Independência do Camboja, Laos e Vietnã.

Outra medida tomada estabeleceu que o Vietnã ficasse dividido em Vietnã do Norte, socialista e Vietnã do Sul, capitalista.

Essa divisão estaria valendo até as eleições para unificação do país, em 1956.

3

PAÍSES ENVOLVIDOS

Os principais países envolvidos no conflito foram à França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão que se encontrava em péssima situação socioeconômica. O cenário de destruição nessas nações era muito grande, a infraestrutura estava totalmente destruida, além da grande perda populacional. Apenas Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas conseguiram manter uma estabilidade financeira após os prejuízos gerados pela participação na Guerra.

Mais tarde a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas tiveram um desenvolvimento de armas nucleares, ampliaram sua área de influência no leste europeu, e também possuiam o maior exército do planeta.

Os Estados Unidos liberou créditos financeiros para a reestruturação dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, aumentou as suas zonas de influência e também se cercou de tecnologia para produção de armas nucleares.

4

NÚMERO DE BAIXAS

Em 15 anos de guerra, foram jogadas sobre o Vietnã mais toneladas de bombas do que todas as lançadas durante a 2ª Guerra Mundial, além de experiências com armas químicas e bacteriológicas. Os Estados Unidos gastaram mais de 150 bilhões de dólares, destruíram cerca de 70% de todos os povoados do norte e inutilizaram mais de 10 milhões de hectares de terra.

Mais de 8.722.000 americanos participaram dos conflitos e mais de 58.193 americanos foram mortos e mais de 1 milhão de vietnamitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com