TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de energia

Tese: Geração de energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

As sociedades humanas dependem cada vez mais de um elevado consumo energético a sua subsistência. Para isso, foram sendo desenvolvidos, ao longo da história, diversos processos de produção, transporte e armazenamento de energia. As principais formas de produção de energia

Produção de Energia Elétrica

Quase toda energia elétrica produzida na Brasil, cerca de 97%, vem de usinas hidrelétricas, que é a forma de produção mais limpa, pois não polui o meio ambiente e é ecologicamente correta, por isso, de todas as formas de produção de energia em grande escala, a hidrelétrica é a única totalmente renovável.

Outro fator importante é o custo da produção, que possui o menor valor de kilowatt/hora dentre todas as outras formas de produção de energia elétrica.

As Usinas Hidrelétricas são constituídas de 2 partes. Na primeira, é a turbina que é movida pela água através de energia mecânica e na segunda o gerador que é o encarregado de transformar energia mecânica em energia elétrica.

Através de um duto a água sai do reservatório e chega até a casa de força, local onde se localizam as turbinas.As turbinas são responsáveis por transformar a energia mecânica, gerada por meio da rotação das pás em energia elétrica por meio de um gerador.

Após gerada, a energia elétrica é conduzida por cabos até a subestação elevadora, onde transformadores elevam o valor da tensão elétrica (voltagem). Assim, nesse nível de tensão, a eletricidade pode percorrer longas distâncias pelas linhas de transmissão, sustentadas por torres, até chegar nas proximidades de onde será consumida.

Antes disso, porém, a energia elétrica precisa ser reduzida na subestação abaixadora através de transformadores. Em seguida, ela percorre as linhas de distribuição, que podem ser subterrâneas ou, como é mais comum, aéreas. Finalmente, a energia elétrica é transformada novamente para os padrões de consumo local e chega às residências e outros estabelecimentos.

O consumo de energia elétrica depende da potência do aparelho utilizado e do tempo de utilização. Os aparelhos elétricos possuem diferentes potências, consumindo mais ou menos energia. Essa potência é expressa em watts (W) e deverá estar mencionada na placa de identificação afixada no próprio aparelho. É o medidor de energia elétrica (relógio de luz) que registra o consumo de eletricidade.

Transporte de energia elétrica

Transmissão de energia elétrica é o processo de transportar energia entre dois pontos. O transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com