TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gotico E Romanico

Ensaios: Gotico E Romanico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho de grupo, é apresentar as diferenças entre as fases da história dos estilos “Românico” e “Gótico”.

Românico

Arte Românica é o nome dado ao estilo artístico existente na Europa entre os séculos XI e XIII.

Este estilo é visto, principalmente, nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões.

Gótico

O gótico é uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo Românico.

Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitetura, principalmente, na construção de catedrais e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI.

Em Portugal ambos os estilos surgiram mais tarde em relação à Europa.

O estilo Românico, manteve-se em Portugal até mais tarde, porque o reino estava em constantes guerras pela independência, servindo os mosteiros e castelos de fortificações.

Só mais tarde, no seculo XIII, durante o reinado de D. Dinis, o estilo Gótico começou a ser desenvolvido, devido à estabilidade económica do reino. Sendo Portugal um reino independente, começaram a existir preocupações a nível cultural, que permitiram embelezar os edíficios portugueses, tais como mosteiros, igrejas e castelos.

Como parte integrante do trabalho de grupo, visitamos exemplos construídos e ainda existentes na cidade do Porto, tais como, a Igreja de S. Francisco (Gótico), a Sé do Porto (Românico/Gótico) e Igreja Românica de Cedofeita (Românico).

O ESTILO ROMÂNIC0

Este estilo manteve-se na Europa no período na alta idade média (entre os séculos XI e XIII). Na arquitectura, principalmente de mosteiros e basílicas, onde prevaleceu o uso de arcos de volta perfeita e abóbodas tendo como influência a arte Romana.

Arquitetura Românica:

As construções Românicas são edifícios com funções distintas:

 Igreja para os fiéis, mosteiros para monges e abades.

 Os castelos passaram a ser maiores e com mais elementos arquitetónicos como a dupla muralha; ameias; fosso e torre de ménage.

O tipo de construção Românica mantém muitas das características do estilo romano, tais como:

 Arco de volta perfeita.

 Abóbadas em substituição dos telhados.

 Edifícios de aspeto pesado, com muros maciços.

 Aberturas raras e estreitas usadas como janelas.

 Plantas de formas longitudinais, basilicais, com cabeceiras complexas e transepto desenvolvido.

A planta das igrejas Românicas

 Planta de tipo basilical, em cruz latina (as dominantes),

 Planta centrada (em cruz grega, hexagonal, octogonal ou circular), de influência oriental e pouco utilizada.

Decoração dos edifícios:

No exterior dos edifícios, a decoração com a utilização da escultura, estava limitada ao portal e à cornija.

 As Cornijas (remate longo a seguir ao telhado) eram decoradas com arcos e cachorradas (conjunto de cachorros, isto é, peças salientes esculpidas), que podiam ter também uma função de suporte da cornija,

 A fechar os algerozes (caleiras) existiam gárgulas, que serviam para escoar a água da chuva e podiam ter tanto uma forma simples como serem aproveitadas para representação com motivos de animais ou míticos,

O portal, que tanto podia ser simples como encaixado num pórtico saliente. Muitas vezes decorada com um tímpano, espaço semicircular rodeado de arcos de volta inteira.

Românico em Portugal

A expansão da arquitetura Românica, em Portugal, coincide com o reinado de D. Afonso Henriques. Foi nesta época que se iniciaram as obras das Sés de Lisboa, de Coimbra e do Porto e que se construiu o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Sendo uma arquitetura predominantemente religiosa, o românico está muito relacionado com a organização eclesiástica diocesana e paroquial e com os mosteiros das várias ordens monásticas, fundados ou reconstruídos nos séculos XII e XIII.

Igreja Românica de Cedofeita

(Monumento visitado pelo grupo de trabalho)

No centro do Porto, em plena freguesia de Cedofeita, ergue-se um pequeno e notável templo Românico consagrado a S. Martinho.

O atual edifício religioso foi construído no início do século XII, pois já em 1120 se tem conhecimento da existência desta igreja Românica. Contudo, apesar de se integrar no grupo das pequenas igrejas do Românico Condal nortenho, ela possui uma importância acrescida que lhe advém do facto de ser a única que se apresenta totalmente coberta por uma abóbada em pedra.

O ESTILO GÓTICO

Arquitetura gótica

O estilo aparece como principal expressão da arte gótica, sendo uma evolução da arquitetura Românica.

Caracteriza-se pelos edifícios altos, principalmente em catedrais onde o Gótico aparece com novas soluções técnicas, ficando assim conhecido pela arte das catedrais.

A renovação das formas, caracterizada pela verticalidade, tem como objectivo expressar a harmonia divina.

Características da arquitetura Gótica:

 Verticalidade dos edifícios que substitui o horizontalismo do Românico,

 Paredes mais finas e de aspecto mais leve, devido aos contrafortes em menor número e arcobotantes,

 Maior quantidade de janelas, que criam maior luminosidade nos interiores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com