TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gotico Resumo

Exames: Gotico Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Durante o auge do império romano, o homem se divinalizou com edifícios que ligavam o homem à Deus, com cupulas que abrigam enormes espaços internos que passavam a sensação de grandiozidade ao homem. A parti do ponto em que o império vem à ruina, se perder a sensação de grandeza do homem, agora é o homem que deve se elevar à Deus, e os edifícios responsáveis por isso são as igrejas que são onde se encontra o deus cristão e é passada a palavra de Cristo.

As mensagem transmitida pela igreja é reforça pelo visual de todo o edifício, tudo o que dava a impressão de massa foi retirado dando a sensação do espírito ser representado pelo vazio e o espaço como se ele fosse o responsável pela sustentabilidade de todo o edifício. A luz deve ser o traço mais forte que marca as igrejas e a religião, a luz sempre foi tratado como à origem e principio divino. Um ponto marcante na maioria da catedrais do período são as organização espacias, a fachada principal fica voltada a oeste, a capela-mor a leste e está as duas há um longo caminho com três naves, a do meio sempre maior representando o Pai, e as duas laterais menores representando o Filho e o Espirito Santo, essa é a trindade cristã que faz a organização e as estrutura das igrejas girarem sempre em torno do número três.

Essas características marcou o gótico como a Idade da Fé, no gótico Deus se aproxima dos homens através das igrejas que são mostram como fonte das verdades e as igrejas mostram Deus como a fonte de todo o significado da existência. Mas junto com a religiosidade os sistemas estruturais das catedrais regidos por lógica visual ensinavam um raciocínio lógico que levaria os fiéis a encontram as verdades e respostas que eles procuravam, esse raciocínio é chamado de Escolático que é uma linha de raciocínio dentro da filosofia medieval. A partir dai o arquiteto começou a ser altamente valorizado por ter sua função social reconhecida, sua função era impressionar o fiel leigo para que ele entrasse e contato como o raciocínio escolático. Os arquitetos do século XIII deviam através das catedrais estimular a fé e ao mesmo tempo a razão deixando claro as mensagens das Sagradas Escrituras e também dos filósofos escoláticos.

A maior obra-prima do período gótico que segue a mesma linha de raciocínio foi A Divina Comédia, em seus trechos ele apresenta concepções que são vistas na arquitetura, um ponto que sempre é reforçado por Dante é a proporcionalidade entre o homem e Deus, assim como as passagens de Dante as estruturas das catedrais mostram que existe uma hierarquia como um abismo entre o mundo inferior e o mundo superior, mas que essa diferença pode ser escalada como faz a subdivisão vertical dos pilares da catedral. As ideias expressas na Divina Comédia consistem em dizer que o homem deve renunciar sua própria individualidade, pois ele se sente escravo sempre à vontade de forças superiores que eles deveriam temer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com