TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gude Ball

Seminário: Gude Ball. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Seminário  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Bola de Gude

Existem notícias que as civilizações egípcias e romanas conheciam jogos com bolinhas. Estas eram feitas de mármore, alabastro e cerâmica, madeira e até ossos de animais.

Na Grécia antiga, as crianças jogavam com castanhas e azeitonas. Em Roma, com nozes e avelãs. Em um túmulo de uma criança egípcia, foram encontradas bolinhas feitas de pedras polidas, jade e ágata, datadas de 1.450 a.C.

O jogo era tão popular na Roma dos Césares, que o imperador César Augusto, tinha o costume de parar na rua para assistir as partidas.

Gude era o nome dado pelos romanos às pedrinhas lisas e redondinhas encontradas nos rios.

Acabou sendo difundido pelo Império pelas Legiões Romanas, ganhando assim o mundo.

Amarelinha

O nome "amarelinha" vem da palavra francesa marelle,que significa amarelo. Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, nas conquistas dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios.Para distrais a criançada que ficava no meio do caminho, eles faziam desenhos no chão. Assim, as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até um ossinho de carneiro. Outra possível origem vem do início da Idade Média. Naquele tempo, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Assim, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las. O caminho da amarelinha - entre o inferno e o céu - também pode ter significado religioso: é a velha luta entre o Bem e o Mal.

Pular corda

Ninguém sabe a história exata de pular corda. Há um número de versões da história do esporte. O que é conhecido, no entanto, é que a prática se originou a muito tempo atrás e eventualmente viajou ao redor do mundo para se tornar um esporte competitivo, uma forma favorita de exercício e um passatempo popular. E a brincadeira evoluiu tanto que existe até campeonato mundial de pular corda. As disputas acontecem em grupo ou individuais e as notas são de acordo com a coreografia (ou seqüência de movimentos) apresentada, grau de dificuldade, execução e no caso do grupo, a sincronia.

Pipa

Segundo estudiosos, o empinamento de pipas é praticado no Extremo Oriente desde as primeiras eras.

O Ocidente só efetivou sua prática a partir do século XIV. Os primeiros mercadores portugueses, ingleses e holandeses é que teriam trazido a pipa para a Europa.

Teorias, lendas e suposições tendem a demonstrar que o primeiro voo de uma pipa ocorreu em tempos e em várias civilizações diferentes, mas a data aproximada gira em torno de 200 anos antes de Cristo. O local: China.

No Egito hieróglifos antigos já contavam de objetos que voavam controlados por fios. Os fenícios também conheciam seus segredos, assim como os africanos, hindus e polinésios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com