TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo David Ball

Dissertações: Resumo David Ball. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

13 INFORMAÇÃO CONTEXTUAL(BACKGROND)

Todo tipo de informação de que se puder dispor é útil; informações extrínsecas à obra: sobre o autor, sobre a época, sobre o contexto cultural de que o texto emergiu, e assim por diante. As informações mais proveitosas provem de outras obras do mesmo autor. Se você é um artista, e aprecia a excelência e a integridade, a honestidade, leia tudo que seu autor houver escrito.

14 CONFIANDO NO DRAMATURGO

Presuma que o que está num texto, está aí intencionalmente. Presuma que o escritor sabia o que ele, ou ela, estava fazendo. Se você acredita no texto, o bastante para encena-lo, confie em seu autor. Se você fizer alterações ou supressões , quando encontrar uma dificuldade, poderá estar perdendo algo importante. Existem razões legitimas para alterar ou cortar um texto. Mas, certifique-se de que a falha não é sua. Para certificar-se do perigo de um corte impensado, descubra a relevância da espionagem de Hamlet(Cena polônio e Reinaldo). Portanto, pense duas vezes antes de cortar aqueles 75 versos, eles podem ter mais a ver com a peça do que você.

15 FAMILIAS

Costumes, estilo, gostos, politica, leis, e quase tudo mais, mudam de época para época, de período para período. Há, porém, algo que conhecemos intimamente e pouco mudam: as relações entre os membros de uma família. HAMLET trata de um filho, um pai, uma mãe, uma mulher amada, um tio. As relações familiares estão praticamente, no centro de quase todas as peças. Não ignore esses extraordinários meios pra compreender a peça e para fazer com que com o publico possa neles concentrar sua atenção.

16 EFEITO GENERALIZADO – TOM, ATMOSFERA

Os cenógrafos procuram estudar e estabelecer a “atmosfera”; talvez porque devam ajudar a criar o tom. Uma peça é como a vida, compõe-se de elementos específicos. A atmosfera é um efeito generalizado, uma consequência desses elementos específicos. Encontre-os e a atmosfera emergirá. Comece pela atmosfera e os elementos específicos ficarão completamente enterrados.

17 FATOR ÚNICO

Por vezes, o fator único é uma combinação de elementos; às vezes é o efeito “ultima gota” – algo que continuava ali, desde o começo, mas de repente ultrapassou o limite. O fator único está geralmente ligado a intrusão que rompe a catarse. Às vezes, os dois são a mesma coisa, mas nem sempre. O fator único revela porque os eventos de uma peça ocorrem num determinado dia, em vez de no dia anterior, ou na semana anterior, ou no ano seguinte. Ela torna a ação da peça específica no tempo.

18 MUDANÇAS DE ÉPOCAS

Os dramaturgos – mesmo os maiores – não escrevem para a eternidade. Não confunda o mundo da peça com o mundo em que ela foi encenada pela primeira vez. Quase sempre tem pouco em comum; frequentemente, são opostos.

19 CLIMAX

Em algum ponto mais avançado da peça, as mais importantes forças de conflito devem-se defrontar. Essa derradeira disputa resulta na restauração de um equilíbrio- seja o equilíbrio que deu inicio a peça, seja um novo equilíbrio.

20 COMEÇOS/ FINS

O fim de toda peça poderia ser o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com