TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VOLUME BALL

Resenha: VOLUME BALL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

BALAO VOLUMÉTRICO:

O balão volumétrico é quase sempre usado na medição de uma determinada quantidade de líquido, ou diluição de soluções com volumes que necessitam de maiores precisões. Eles são de diversos tamanhos e com volumes variados na forma de pera, de fundo plano e com gargalo retilíneo, comprido, estreito e com tampa, no qual está gravado uma marca transversal que indica o volume exato do recipiente a 20° C, na maioria das vezes entre 5 ml e 1000 ml.

São produzidos em vidro borossilicato e em polipropileno, sendo estes os mais utilizados em laboratórios. Também existem balões volumétricos feitos de polipropileno, um tipo de plástico, muito usado pelo baixo custo de produção e também pela resistência à quedas.

Um balão volumétrico, assim como todo material de medição exata, jamais deve ser utilizado para aquecer substâncias, pois o calor irá distorcer o vidro e mudar o volume calibrado. As medidas volumétricas tomam como referência alguma temperatura padrão, sendo este ponto de referência perto dos 20ºC (temperatura equivalente à maioria dos laboratórios).

Antes de utilizar o balão volumétrico é bom certificar se ele está devidamente limpo e seco. Este procedimento é feito enchendo todo o balão com água e observar atentamente o seu escoamento. Se por acaso gotículas ou uma película não uniforme de água estiverem nas paredes internas do recipiente, será necessária uma limpeza específica. Após a limpeza, evitar a secagem em estufa (calor), devido ao perigo irreversível de mudança de volume, como já citado anteriormente.

ALCA DE TRANSFERÊNCIA:

Alça de Platina ou alça de transferência é um instrumento de uso em laboratórios de microbiologia composto de um fio de platina (ou aço inoxidável). São usadas para transferir materiais contendo microorganismos, como bactérias ou leveduras, de um meio de cultura ou material em análise para outro meio.

Como usar:

1. Sempre trabalhar na zona de segurança do bico de Bunsen, sendo que os meios de cultura devem ser abertos próximos a chama do bico;

2. Flambar a alça antes e depois de cada inoculação;

3. Deixar esfriar o instrumento antes de obter o inóculo, dentro da zona de segurança;

4. As proteções do equipamento nunca devem ser colocadas em bancadas ou algo semelhante, devendo ser segurada pelo dedo mínimo da mao direita durante a inoculação.

5. A mesma nunca deve ser retirada da zona de trabalho, sempre flambando antes e depois do uso.

Essas alças de transferência podem ser de platina e aço inoxidável (cromo-níquel) como dito acima, mas também são encontradas descartáveis que substituem as alças comuns de cromo-níquel e de platina. São de material plástico estéril, descartáveis e dispensam a flambagem. A vantagem dessas alças é a de não precisarem ser esterilizadas, sendo, portanto, ideais para ser utilizadas em cabines de segurança biológica, onde microincineradores e, principalmente, bicos de Bunsen interferem no fluxo do ar. Após o uso, são descartadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com