TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra

Pesquisas Acadêmicas: Guerra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  142 Visualizações

Os fuzis usados a partir de 1914 podiam disparar 20 balas por minuto, em vez de três, como em 1870. Foi feito um uso massivo da metralhadora e a artilharia pesada ganhou especial importância. Além disso, no conflito foram usados pela primeira vez os gases tóxicos, a aviação, os tanques e os submarinos.

Embora as trincheiras não fossem algo novo, "a novidade absoluta" foi o sistema com sucessivas linhas de defesa que as tornavam difíceis de romper, disse Cochet, especialista em Primeira Guerra Mundial e membro do Conselho Científico Nacional francês para o centenário do conflito.

Primeira Guerra Mundial: Pela primeira vez, aviões foram usados em um combate (Foto: Getty Images)

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: PELA PRIMEIRA VEZ, AVIÕES FORAM USADOS EM UM COMBATE (FOTO: GETTY IMAGES)

Ao contrário de alguns estereótipos, houve menos mortes nas fases de guerra de trincheiras (basicamente em 1916 e 1917) do que na de movimentos, mas "a vida ali era horrível", ressaltou o professor da Universidade de Lorena-Metz. Quando a frente foi bloqueada, os aliados impediram o abastecimento do império alemão (que teve certa conivência de países neutros como a Holanda e a Dinamarca para exportar mercadorias), sobretudo em matérias-primas como o ferro, fundamentais para continuar o esforço de guerra.

"O bloqueio foi catastrófico para a Alemanha, mas de forma muito tardia" e pesou na derrota final dos impérios centrais, da mesma forma q

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com