TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria

Por:   •  22/6/2015  •  Artigo  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 9

        Guerra Fria        

        

        O presente trabalho tem por objetivo apresentar informações sobre a Guerra Fria, assim como os antecedentes, que foram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, que levou ao surgimento dos blocos capitalistas e socialistas.

        Para melhor compreender o assunto a ser tratado, temos assim textos que relataram sobre as guerras anteriores, como também sobre as potências que surgiram naquele período como os Estados Unidos e a União Soviética, e suas desavenças ideológicas, e os meios que utilizaram para conquistar os países para se tornarem adeptos ao seu bloco.

        Sendo que, há também passagens que falam dos conflitos menores e a atuação indireta das potências, assim como sobre o Muro de Berlim, que foi o marco simbólico da Guerra, que marcou o inicio e o fim.  

Palavras-chaves: Guerra Fria, Estados Unidos, União Soviética, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e Muro de Berlim.

        

  1. INTRODUÇÃO

        Podemos definir a Guerra Fria como um período de grande relevância, onde surgiram as grandes potências, que trouxeram os seus respectivos blocos, que está em nosso meio até os dias atuais, no qual influência muito nas relações mundiais, tanto no comércio quanto nos acordos estabelecidos entre diversos países.

        Destaca-se também nesse tempo, as grandes disputas para se revelar como melhor país, e que com isso trouxe medo à população, devido aos grandes aparatos de armas nucleares, e não somente isso trouxe por muitos anos divisão de famílias na Alemanha, quando construíram o Muro de Berlim, para impedir a passagem de socialistas (parte Oriental) para o lado capitalista (Ocidental).  

        E por fim, as consequências desse conflito ideológico, trouxeram amplas consequências não somente para as potências, mas para o mundo em geral, pois com o fim do socialismo, o capitalismo sobressaiu nos mais diversos países, e continua até os dias atuais. Assim, devido ao pensamento capitalista, temos no mundo hoje grande industrialização e a globalização.

  1. DESENVOLVIMENTO

        Para desenvolver melhor o tema proposto, e relatar os fatos da melhor forma, o então trabalho se divide em 7 partes:

  1. Antecedentes da Guerra

        Os fatos anteriores a Guerra fria, foi marcado pelos dois maiores conflitos da história, a Primeira e Segunda Guerra Mundial, que tiveram como base o descontentamento de alguns países como França, Alemanha e Itália. Depois de quatro anos de combate, chega ao fim, contudo anos depois por novos motivos, como o colapso da liga das nações por parte da Alemanha, gera o Segundo combate, durando cerca de quatro anos, assim como a anterior.

        E com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, os países da Europa que foram sede do conflito estavam arrasados pela guerra, como Inglaterra França, Alemanha, Itália e Japão.

        Contudo, dois países apenas, os Estados Unidos e União Soviética, não tiveram tanto prejuízo, pois não agiram diretamente na guerra. E surgiram dois blocos antagônicos, o capitalismo e o socialismo, ligados às novas potências mundiais.

  1. As superpotências

        O cenário politico mundial, pós Segunda Guerra, era de tensão entre os Estados Unidos que pretendia assumir o posto de líder mundial e estabelecer uma nova ordem, pois se via protegido por grande material bélico, financeiro e tecnológico, e a União Soviética, que buscava ir mais fundo em sua ambição, e implantar seu sistema.

  1. Capitalismo e Socialismo

        Os dois blocos, capitalismo e socialismo, apresentam grandes divergências entre seus objetivos e formas de implantação na sociedade por parte dos países que os aderiram.

        Enquanto a União Soviética se baseava em um sistema socialista, baseado na economia estatizada, partido único que seria o Partido Comunista, a igualdade social e falta de democracia, os preços controlados pelo governo e a renda derivada da produção é socializada entre os trabalhadores. Já a outra potência mundial, os Estados Unido, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, regime democrático e propriedade privada, o preço dos produtos são definidos pela lei da oferta e procura e valorização e existência do lucro nos negócios, que ficam para o(s) proprietário(s).

        Sendo que se tinha apenas uma única característica comum entre os dois, que era possuir armas nucleares. Assim, entre 1947 até 1989, estes tentaram implantar em outros países seu sistema, geralmente através de pressão política e militar.

  1. Expansão dos blocos e o Macarthismo

        No contexto de expansão dos ideais, as duas potências viam-se em risco, pois tinham receio de que a ideologia oposta se sobressaísse e com isso perderia seu poder. Para os norte-americanos, o regime comunista era um risco e para, os soviéticos a influencia dos americanos em diversos países, poderia ser um perigo pra seu sucesso, nessa luta, o principal meio de combate era a propaganda.

        E como forma de conter o socialismo, os Estados Unidos empregou um discurso onde, defendia que os países que ainda não defendiam nenhum bloco deveriam lutar contra os movimentos totalitários, e surgiu também o Plano Marshall como uma ajuda a alguns países europeus, como Inglaterra, França, Alemanha Ocidental e Itália.

        Essa revolta fez surgir um serviço secreto norte-americano, a CIA (Central Intelligence Agency), que tinha autorização de investigação, e além de criar a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que envolviam doze países capitalistas.

        Bem como em 1951, o senador republicano Joseph iniciou uma perseguição cruel aos políticos comunistas e a qualquer pessoa estrangeira que causasse desconfiança, os “esquerdistas”. Tal ocorrência ficou conhecida como “macarthismo”, devido ao nome do senador, e perseguia principalmente artistas de Hollywood, que eram acusados de serem comunistas. Bem como na URSS, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos que não apoiassem seus ideais.

  1. As duas “Alemanhas” e o Muro de Berlim

        A Alemanha durante 28 anos, de 1961 a 1989, foi dividida ao meio, devido ao fato de que a parte superior pertencia aos Estados Unidos, França e Inglaterra, assim eram capitalistas, e deram aos alemães escolhidos o território, e parte inferior, onde ficava Berlim, estava sob domínio soviético, que vendo a iniciativa dos países rivais, fechou as ferrovias e rodovias que ligavam as regiões a Berlim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (259.1 Kb)   docx (69.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com