TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria: História Contemporânea

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Discente: Leonardo Alves

Docente: Elmo Alves

Disciplina: História Contemporânea

Curso: Jornalismo – Not 3º Semestre

Resumo Crítico Guerra Fria

A guerra fria foi uma disputa estratégica entre Estados Unidos e União Soviética com conflitos indiretos, algo que acabou abalando o mundo, ambos não se confrontaram, mas se envolviam em guerras que não eram suas por interesses públicos e políticos, lutas ideológicas e de sistemas militares, os dois países tomavam suas decisões e ficavam cada um de lado incentivando à nação em que apoiavam. Essa guerra sem armamento ocorreu entre o final da Segunda Guerra Mundial até a extinção da União Soviética, em 1991. Com isso, agravaram guerras dando armas aos países apoiados, criando estratégias para retomadas de locais e influenciado para que continuasse os confrontos.

A insistência da União Soviética em implantar o socialismo em todo mundo, para que pudesse crescer a igualdade social. No entretanto, os Estados Unidos tentava expandir o capitalismo, baseado num sistema democrático. O governo dos americanos na época lançaram o Plano Marshal com juros baixos e foram investindo nos países devastados pelas consequências da guerra, já os russos criaram o Comecon, contrariando o Plano americano impedindo os aliados socialistas a querer algo que fosse proposto pelo rival capitalista. Por consequência disso, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, o lado da capital do pais aderiu ao capitalismo, afetando o outro lado, quem morava de um lado não podia passar para o outro e vice-versa.

Para proteção contra ataques militares os Estados Unidos e seus apoiadores criam a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), todavia, a União Soviética assina o Pacto de Varsóvia que contava com o apoio do Ocidente Europeu. Outros envolvimentos diretos das potências mundiais foram a Guerra da Coreia, o lado sul é apoiado pelos Estados Unidos e manteve o sistema capitalista, enquanto o lado Norte, apoiado pela União Soviética estabelecem o sistema socialista, a guerra durou 2 anos e matou milhões de coreanos e cada um manteve sua vitória com seus objetivos concluídos. A guerra do Vietnã foi outra ocasião que ambos estiveram presentes, sempre por trás dos países guerreando e só fornecendo mantimentos e armas, o conflito durou 16 anos e os norte-americanos presentes tiveram muitos mortos e perceberam a dificuldade de enfrentar o exército dos donos do país, saíram derrotas, mataram milhões de soldados de ambos os lados e pessoas inocentes, em 1975 o país vietnamita passou a ser completamente socialista.

Para alguns historiadores a guerra fria acabou por volta da década de 90 quando o socialismo começa a enfraquecer, em 1989 cai o muro de Berlim e a Alemanha passa a ser apenas uma, essa agora capitalista, no início dos anos 1990 o presidente russo acelera o fim do socialismo no pais e nos países aliados. Porém, para outros historiadores essa guerra continua até hoje, cada país apoiando seu lado em guerras que não lhes pertencem, mas acabam se envolvendo, como é o exemplo da guerra da Síria em que a Rússia apoia o regime militar sírio e os Estados Unidos apoiam a destruição do “Estado Islâmico”, já na guerra da Venezuela o governo americano reconheceu Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, já os russos reconhecem Nicolás Maduro como presidente venezuelano, mostrando ao mundo que ainda estão em lados opostos da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com