TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia Politico

Exames: Guia Politico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  4.671 Palavras (19 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

Nome dos Alunos

Anhanguera Educacional

• Andre Quirino L.R. Martins

• Alexandre Maciel Gomes

• Carlos Graciano da Silva

• Franklin Jameson Ferreira Silva

• João Paulo da Silva

• José de Martino Junior

• Laerce Antonio da Silva

• Márcia Regina de Jesus

Professor orientador:

Marcos Maciel Miyano

Anhanguera Educacional

marcos.3m@ig.com.br

TRANSFORMADORES

RESUMO

O desafio desta ATPS consiste em fazer com que os estudantes possam avaliar a eficiência dos sistemas de transmissão de energia elétrica em nosso país, por meio de relatórios reflexivos. A elaboração destes relatórios tem como objetivo implementar os conhecimentos absorvidos durante este semestre e contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes através de pesquisas e discussões à respeito de assuntos tratados pela engenharia.

Palavras-Chave: Sistema de transmissão, energia elétrica, en-genharia.

ABSTRACT

The challenge of this ATPS is to do with which students can evaluate the efficiency of electric power transmission system in your country, by means of reflective reports. The preparation of these reports aims to implement the knowledge absorbed during this semester and contribute to the intellectual development of students through research and discussion about subjects dealt with by engineering.

Keywords: transmission system, electricity, engineering.

1. ETAPA 3

PASSO 1 - Apresentar a ilustração de um transformador de potência refrigerado a óleo, apontando seus elementos construtivos (interno e externo) e suas funcionalidades.

O transformador é uma máquina estática que, por meio de indução eletromagnética, transfere energia elétrica de um circuito (primário), para outros circuitos (secundário e/ou terciário), mantendo a mesma freqüência, mas geralmente com valores de tensões e correntes diferentes. Relativo à sua refrigeração, eles podem ser a óleo ou a seco. Quanto à classificação os transformadores podem ser classificados de elevador (eleva a tensão do enrolamento secundário em relação ao primário) e abaixador (abaixa a tensão do enrolamento secundário em relação ao enrolamento primário). Quanto aos tipos podem ser monofásico ou trifásico. Quanto à ligação os transformadores podem ser ligados em estrela, triângulo (delta) ou zig-zag. Normalmente nas estações primárias, os transformadores são trifásicos, abaixadores e suas ligações são em triângulo (enrolamento primário) - estrela (enrolamento secundário).

Definição de Transformador de Potência

Segundo NBR 5356-1/2008 - Transformador é um equipamento estático com dois ou mais en-rolamentos que, por indução eletromagnética, transforma um sistema de tensão e corrente alternadas em outro sistema de tensão e corrente, de valores geralmente diferentes, mas à mesma freqüência, com o objetivo de transmitir potência elétrica.

Transformadores à óleo

Os transformadores a óleo possuem seu sistema isolante composto por uma parte sólida (pa-pel isolante) e uma parte líquida (óleo isolante), este conjunto tem a função de garantir a rigidez die-létrica e mecânica do bobinado. São os mais comuns e amplamente utilizados em diversas áreas. São de emprego generalizado em sistemas de distribuição, transmissão e em plantas industriais comuns. Existem três tipos de líquidos isolantes que são usados em transformadores: Óleo mineral;

Silicone,

Ascarel, cuja utilização em território nacional é proibida por lei. Obs.: Experimentalmente aparece o óleo vegetal.

2.1 PRINCIPAIS COMPONENTES

2.1.1 Enrolamento (Bobinas)

Primário e secundário são condutores elétricos enrolados ordenadamente sobre um núcleo de ferro. O enrolamento primário está sempre conectado a fonte de energia, já o enrolamento secundário é sempre conectado a carga e sua fonte de energia é induzida do primário. Na prática a relação de transformação depende exclusivamente do número de espiras nas bobinas primária (N1) e secundária (N2).

Figura 01: Transformador a óleo.

A importância do núcleo no transformador é grande, pois é através dele que flui o fluxo magnético do enrolamento primário para o secundário. É composta de chapas de ferro-silício isolada, sobreposta uma sobre a outra, formando um bloco de ferro concentrado. Tanto as bobinas como o núcleo devem estar isoladas entre si e, para isto, são empregados papel, papelão e verniz, e para sua sustentação, madeira. Todo este material deve esta bem fixo e prensado para evitar ruídos e vibração.

2.1.3 Óleo Isolante

Em geral os transformadores de média e alta tensão são imersos em óleo isolante, que tem a finalidade de proporcionar um meio isolante entre as partes energizadas, e como transferência de calor do núcleo para o exterior do tanque. Os principais líquidos usados como meio isolante são: o ascarel (hoje proibido seu uso, devido à agressão que o mesmo provoca ao meio ambiente), o silicone e o óleo isolante mineral (derivado do petróleo).

2.1.4 Tanque principal

É através do tanque que o calor transferido do núcleo e do enrolamento, através do óleo isolante, é liberado. Os tanques são confeccionados em chapas de ferro reforçados, já que sua função também é de sustentação da parte ativa do transformador.

Os radiadores são fixados na parte externa do tanque e tem como finalidade ajudar na refrigeração do óleo isolante, transferindo o calor para fora do tanque. São confeccionados em chapas, com paletas abertas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com