TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HERANÇA AFRICANA

Trabalho Escolar: HERANÇA AFRICANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

1. Por que Wundt é considerado o fundador da nova psicologia e não Fechner? Qual a diferença entre “fundação” e “criação” de uma ciência?

R: Fechner realizou vários estudos que foram considerados como uma primeira conquista da psicologia experimental, estudos que foram passado a Wundt, que deu continuidade, organizando e promovendo as idéias que já haviam sido elaboradas, assim ele fundou uma escola de pensamento , instalou o primeiro laboratório e lançou a primeira revista especializada, dando inicio a psicologia experimental como ciência.

A diferença é que criação são as idéias, como Fechner tinha sobre compreender a relação entre os universos mental e material, onde buscava descrever com base cientifica um conceito unificado de mente e corpo, ele criou uma teoria, mas não continuou. Já a fundação, é quando alguém como, por exemplo, o Wundt quer promover algo, colocar em prática a teoria, fundar uma nova ciência, novas idéias, não sendo criador, mas dando seqüência de vários esforços criativos.

2. Defina psicologia cultural de Wundt. Como ela contribuiu para a divisão interna da psicologia? Por que a psicologia cultural Teve pouco impacto nos Estados Unidos?

R: Tratava de várias etapas do desenvolvimento mental humano manifestado pela linguagem, nas artes, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e na moral. Contribui para a divisão de forma que o impacto dessa publicação foi mais significativo que o conteúdo em si, e dividiu a nova ciência em duas partes principais, a mental e a social. Teve pouco impacto sobre os Americanos, onde pesquisas mostraram que essas citações foram as menos relacionadas, uma falta de interesses dos psicólogos a respeito dessa publicação foi devido a época da publicação, onde uma nova psicologia surgia nesse período, com uma abordagem um pouco mais distinta de Wundt, onde os psicólogos americanos passaram a confiar nas próprias idéias e nas instituições educacionais , estavam menos suscetíveis a impressões estrangeiras.

3. Qual a influencia dos trabalhos dos fisiologistas alemães e dos empiristas britânicos na psicologia de Wundt? Descreva o conceito do voluntarismo.

R: Wundt utilizava os métodos experimentais as ciências naturais, técnicas empregadas pelos fisiologistas, ele adaptou esses métodos científicos de investigação para a nova psicologia, onde se dedicava ao objeto de estudo de sua própria área. Em sua perspectiva, a consciência incluía varias partes diferentes e podia ser estudada pelo método da analise ou da redução, descrevia os elementos, e no que consista tais elementos, não aceitando que os elementos da consciência fossem estatísticos e se conectassem de forma passiva mediante a algum processo mecânico de associação, tendo então uma semelhança com os pontos de vista de empiristas e associacionistas, mas que ao mesmo tempo era diferente.

Voluntarismo seria um ato ou força de vontade, em organizar o conteúdo da mente em processo de pensamentos superiores.

4. Quais os elementos da consciência? Qual o papel desses elementos na vida mental?

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com