TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA APLICADA AO TURISMO NACIONAL BRASIL/AMERICA DO SUL

Trabalho Universitário: HISTORIA APLICADA AO TURISMO NACIONAL BRASIL/AMERICA DO SUL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 10

Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo

Trabalho de

História Aplicada ao Turismo Nacional Brasil/América do Sul

Josélio Resende Carrijo

2014

Josélio Resende Carrijo

História Aplicada ao Turismo Nacional Brasil/América do Sul

Trabalho apresentado ao Curso (Técnico em Guia de Turismo ) do Colégio Soer, para a disciplina (História Aplicada ao Turismo Nacional/América do Sul).

Araçatuba – São Paulo

2014

Aluno: Josélio Resende Carrijo

Curso: Técnico em Guia de Turismo

Turma: T.G.T – 016

Disciplina: História aplicada ao Turismo Nacional Brasil/América do sul

01- Cite 02 museus do Estado de São Paulo mais visitados e faça uma explanação sobre a arte encontrada no mesmo.

- Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga, é um museu brasileiro localizado na cidade de São Paulo, sendo parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista. È responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente.

Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, “Independência ou Morte”.

Endereço: Parque da Independência, no bairro do Ipiranga.

- MASP

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand Avenida Paulista, 1.578 – Cerqueira César – Estação do Metrô Trianon MASP – São Paulo.

O MASP foi criado e inaugurado em 02/10/1947, pelo empresário Assis Chateaubriand, fundador de uma rede de mídia chamada Diários Associados e pelo professor Pietro Maria Balde, jornalista e crítico de arte na Itália, recém chegado ao Brasil. Uma história de alma, talento e força tornou possível a existência do MASP, cuja coleção, a mais importante do hemisfério sul, é considerada tesouro da humanidade. O feliz encontro de Assis chateaubriand e de Pietro Maria Balde alinhou o Brasil com os países de primeiro mundo no universo das artes.

Inicialmente, o museu ocupou quatro andares do edifício dos Diários, adaptados por Lina Bo Balde, esposa de Pietro, no centro de São Paulo, mais tarde, Lina, que era arquiteta, projetou o prédio arrojado onde está localizado o museu atualmente, na avenida Paulista. A obra da nova sede durou de 1956 a 1968 e foi inaugurada em 07/11/1968. Com a presença da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.

O MASP mantém Pinacoteca, Biblioteca, Fototeca, Filmoteca, Videoteca, Cursos de Artes e serviço educativo de apoio às exposições, exibição de filmes e concertos musicais de interesse artístico e cultural.

O MASP é o maior e mais importante museu de arte da América Latina, possui a mais rica coleção de toda América do Sul, com mais de 7 mil obras, como peças assinadas por Metsys, Portinari, e Ticiano, por exemplo.

São Obras da escola italiana de Rafael (Bloco sobre o 5º Centenário de Nascimento)., Andrea Mantegna, Botticceli e Bellini, passando pela flamenga de Rembrandt, Frans Hals, Cranach ou Monet e Cézanne. A maior parte do núcleo de arte europeia do MASP é de pintura francesa. Podemos apreciar os quatro retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, ou as alegorias das quatro estações de Delacroix.

Do movimento impressionista, encontramos várias obras de Renoir e Manet. Dos pós-impressionistas é possível apreciar vários quadros de Van Gogh ou de Toulouse-Lautrec. Um dos destaques do acervo é o espaço dedicado à coleção completa de esculturas de Degas (Bailarina de quatorze anos). Uma coleção de bronzes, feitos em tiragem de 73 peças, só pode ser vista integralmente no MASP e em poucos museus como o Metropolitan em New York, ou no museu D’Orsay em Paris.

O MASP também é musica, cinema e palestras. Os dois auditórios projetados por Lina Bo são um espaço múltiplo para essas atividades.

02- Fale sobre as características da Idade Contemporânea e escolha 02 (dois) artistas de renome deste período, ressaltando as obras que os revelaram.

- Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.

A adoção da Revolução Francesa como ponto inicial da Idade Contemporânea remete ao impacto de seus efeitos em diversos locais do mundo. Porém, a Revolução Francesa iniciou também a configuração do poder político que iria ser característico da burguesia que estava em ascensão: republicano, constitucional, representativo, defensor da propriedade e com forças militares profissionalizadas.

A configuração do poder político burguês foi acompanhada também do desenvolvimento econômico capitalista que ao longo desse período histórico instaurou-se como forma de organização econômica para todos os continentes do mundo. Outra característica da Idade Contemporânea foi a formação dos Estados Nacionais e dos nacionalismos, que iriam estar na origem de inúmeras disputas territoriais na Europa e nas áreas coloniais. As próprias guerras mundiais que ocorreram no século XX tiveram no nacionalismo suas origens.

Em oposição ao capitalismo liberal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com