TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL

Por:   •  5/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

                                                          /[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: História

Semestre: 8º

Disciplina: Patrimônio Cultural: conceitos e políticas públicas

ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 4

Professora: Camila de Brito Quadros

QUESTÕES OBJETIVAS

1º) Aprendemos nessa disciplina que a escolha ou determinação do que é categorizado e/ ou legitimado enquanto patrimônio por um grupo social está relacionado principalmente à construção e atribuição de valor simbólico ao mesmo. Nesse sentido, os valores relacionados a memória dos indivíduos são os valores culturais:

a) cognitivos

b) formais

c) afetivos

d) pragmáticos

e) éticos

R: ( C )

2º) Analise as afirmações abaixo sobre a evolução histórica do conceito de patrimônio.

I – Na Idade Antiga, o conceito de patrimônio estava relacionado a coleção de riquezas, raridades e antiguidades de caráter extraordinário ou de grande valor material, indicadores de poder, de luxo e de prestígio.

II – No Renascimento e séculos XVI a XVIII patrimônio era visto como o conjunto de objetos artísticos especialmente belos ou meritórios, valorizados pelas dimensões histórica e rememorativa.

III – No pós Segunda Guerra Mundial começa-se a considerar seu potencial socioeducativo e econômico, além de seu valor cultural.

IV – Na atualidade, entendemos patrimônio como uma riqueza coletiva de importância crucial para a democracia cultural.

Está CORRETO o que se afirma em:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e IV.

e) Todas estão corretas.

R: ( E )

3º) Nessa disciplina aprendemos que o conceito de patrimônio foi construído historicamente. Nessa perspectiva, podemos elencar diversas categorias presentes nesse amplo conceito, sendo as principais: _______________ e ____________________ Os bens ______________________ podem ser divididos em dois grandes grupos. São eles:__________________________e ___________________________.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:

a) natural; cultural; culturais; materiais; imateriais.

b) cultural; natural; naturais; imateriais; materiais.

c) cultural; material; naturais; naturais; imateriais.

d) natural; material; naturais; culturais; materiais.

e) cultural; material; culturais; materiais; naturais.

R: ( A )

4º) Analise as afirmações abaixo com relação a historiografia do patrimônio cultural brasileiro.

I - Durante o Governo Vargas (1937-45), a política de proteção do patrimônio histórico nacional foi reformulada com o objetivo de aumentar a identificação da população com o país e consolidar a ideia do patrimônio como símbolo da identidade internacional.

II - Em 1988 é promulgada a Constituição Federal, na qual, pela primeira vez, é estabelecido o conceito de patrimônio cultural brasileiro.

III - Em 13 de janeiro de 1937 é criado o SPHAN - Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com a finalidade de promover, em todo o país e de modo permanente, o tombamento, a conservação, o enriquecimento e o conhecimento do patrimônio histórico e artístico nacional.

IV – O Brasil institui, através do Decreto nº 3551, de 4 de agosto de 2000, a proteção ao patrimônio material nacional, por meio do instrumento Registro de bens culturais de natureza material, bem como o Programa Nacional do Patrimônio Material.

V – A noção de patrimônio no Brasil, na atualidade, tenta refletir a multiculturalidade brasileira na medida em que insere outras e novas práticas culturais a serem também contempladas no rol de pesquisas acadêmicas e políticas públicas.

Está CORRETO o que se afirma em:

a) I, II e III

b) II, III e IV

c) III, IV e V

d) II, III e V

e) Todas estão corretas.

R: ( D )

5º) Analise as afirmações abaixo, com relação ao tombamento.

I - O tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

II - Tombar um bem móvel ou imóvel significa desapropriá-lo. Neste caso, os bens tombados somente poderão ser transferidos entre entidades pertencentes à União.

III - O governo federal é responsável pela conservação e restauração do móvel ou imóvel particular tombado.

IV - Um bem móvel particular tombado pode ser vendido, como também pode mudar de uso.

V - Qualquer pessoa pode pedir aos órgãos responsáveis pela preservação a abertura de estudo de tombamento de um bem, a fim de pedir o tombamento do mesmo.

É CORRETO o que se afirma em:

a) I, III, V.

b) I, II, IV.

c) I, IV, V.

d) Todas estão corretas.

e) Todas estão incorretas.

R: ( C )

QUESTÕES DISSERTATIVAS

6º) O tombamento e o registro são os instrumentos mais importantes em relação à preservação do patrimônio cultural brasileiro. Nesse sentido, CITE quais são os livros tombo e quais são os livros de registro.

R: livros tombos; arqueológico, etnográfico e paisagístico, livro do tombo histórico, livro do tombo das belas artes, livro do tombo de artes aplicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com