TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS- UNIMONTES

                Curso: Pedagogia 2° período

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

 

 Atividade apresentado à UNIMONTES, Universidade Estadual de Montes Claros – MG, como requisito avaliativo da disciplina História da educação

                                                                    Abril/2015

 HISTÓRIA DA EDUCACAO

E importante entende todo o processo de desenvolvimento da educação desde a época primitivas até os dias atuais, para entender o mecanismo que a educação que a educação foi desenvolvendo para fazer aspectos informais que a educação era dada somente pela família e a chegada do aspecto formal da educação como instituição formal que ela se tonou.

PERIODO PRIMITIVO

Existia a educação não formal ela objetivava que a criança que desenvolvesse no ambiente físico e cultural através da aquisição das experiências dos mais velhos, na verdade os valores passava de geração em geração de acordo com as necessidades do lugar ou do grupo de pessoas que ali estava. Os chefes da família era os primeiros professores e em seguida os sacerdotes, então havia muita ligação com as questão mítica e religiosa.

PERIODO ORIENTAL

Neste período há um evolução porque surge a escrita, com o surgimento da escrita começa a modificar a interação das pessoas com os aspectos da educação, então não há mais só uma oralidade tenho como registra tudo que estou desenvolvendo a nível de cultura. A uma transição da sociedade primitiva para a civilização, porque com o surgimento das cidades começaram a nascer os direitos sociais e as ideias de desenvolvimento social, e a partir dai começou a necessidades de se fazer grupos de liderança, esses lideres eram os mais sábios que tinha acesso a escrita. Então os sábios passaram a ter um papel diferenciado nessa civilização e eles mantinha a cultura dominante através da educação.

PERIODO GREGO

E o berço da civilização ocidental que tem como principais representantes Socrates, Aristóteles e Platão.

Socrates: tinha uma maneira muito peculiar de desenvolver a educação com os jovens, para ele tudo que a pessoa tem que saber estar dentro dela, ele tem um método chamado maiêutica, ele vai trabalhar o índividuo através das perguntas.

Platão: tem a ideia da metafisica e de um mundo sensível, e ele começa a interpretar o mundo não só como as obras de Deuses tem como princípio o desenvolvimento do ser humano e a preparação para o desenvolvimento intelectual da personalidade e da cidadania.

Aristóteles: também e um representante clássico.

PERIODO MEDIEVAL

E o ponto de início da doutrina da igreja católica, conhecida como século das trevas, a educação era muito conservadora.

O RENASCIMENTO

Conhecido como século das luzes e o período do iluminismo, nesse período a um grande interesse pela educação grega e romana e tinha privilegio os que detinha o poder. Os principais pensadores renascentistas eram Comenico e Roussou.

PERIODO DA MODERNIDADE

Surge no século VXII, a separação entre a igreja católica e o estado, e surge também os três partidos o legislativo, o executivo e o judiciário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com