TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL

Por:   •  5/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 9

                                                          /[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Disciplina: Conteúdo e Metod. do Ens. da Língua Port. e Lit. nos Anos Iniciais do E.F

ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente às aulas 1 a 4 -SUBSTITUTIVA

Professora: Geysa Juce da Silva

Aluno: juliana de jesus

Polo:        

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA AAE 1:

-Envie a sua AAE salva como arquivo do word.

-As respostas das questões de alternativas devem ser inseridas no quadro destinado que está logo abaixo das questões discursivas.

QUESTÕES OBJETIVAS

PREENCHA O QUADRO DE RESPOSTAS ABAIXO (1,0 Cada questão)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

B

B

A

c

D

B

d

b

e

c

1.Avalie as seguintes asserções e a relação entre elas:

I. “Os anos iniciais do ensino fundamental é um dos pilares importantes no processo de aprendizagem do educando, logo a elevação da qualidade do ensino empreendido nas etapas iniciais é fator imprescindível para se atingir os patamares mínimos necessários ao processo de inclusão social, e se faz urgente e necessário refletir sobre a prática pedagógica empreendida nesta fase da aprendizagem. Explorar alternativas que favoreçam a integração dos alunos com os conteúdos que lhes serão transmitidos, rompendo com antigos padrões repetitivos dissociados da realidade é de vital importância para o cumprimento das funções de reparar e qualificar o processo educativo” (BUREI; SELUCHINESK, 2019, p. 377).

(BUREI, Claudineia Schadek Labiak; SELUCHINESK, Rosane Duarte Rosa. O carteiro chegou: uma proposta de sequência didática para séries iniciais.  Revista Humanidades e Inovação v.6, n.10 – 2019)

PORQUE

II. “As práticas pedagógicas com gêneros textuais conforme é visto em Maruschi, (2003) se apresenta como uma oportunidade de estar em contato com a língua em seus diversos usos no dia-a-dia. Assim, tudo o que faz linguisticamente pode ser tratado em algum ou em outro gênero. E há muitos gêneros produzidos de maneira sistemática e com grande incidência na vida diária. (BUREI; SELUCHINESK, 2019, p. 377).

(BUREI, Claudineia Schadek Labiak; SELUCHINESK, Rosane Duarte Rosa. O carteiro chegou: uma proposta de sequência didática para séries iniciais.  Revista Humanidades e Inovação v.6, n.10 – 2019)

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e) As asserções I e II são proposições falsas.

2.Um texto mantém diálogo constante com outros textos (a intertextualidade). Tal aspecto “polifônico” nos faz crer que as palavras não subsistem por si só, ao contrário, elas são frutos de ideias, opiniões e ideologias decorrentes de uma coletividade (ora contrastando, ora convergindo entre si) manifestada ao longo de todo um decurso oriundo de todos os aspectos (político, histórico e social). (Vania Maria Nascimento Duarte). São modalidades relacionadas à intertextualidade:

a) Citação e aliteração.

b) Paródia e paráfrase. 

c) Metáfora e tradução.

d) Epígrafe e metáfora.

3.Avalie as seguintes asserções e a relação entre elas:

I.“A narrativa curta é um gênero textual no qual se observa, na sua forma de apresentação, uma relação estreita entre a imagem e o texto escrito. Dada essa característica, muitos a indicam a pré-leitores, ou seja, a crianças recém-alfabetizadas e àquelas com pouca experiência de escrita.   [...]

Ainda sob o nome de narrativa curta, estão situadas obras que apresentam uma trama um pouco mais complexa, que ocorre em diversos espaços e em uma temporalidade que pode ser de vários dias, semanas ou meses. Entretanto a função das ilustrações continua as mesmas, são complementares à história e contribuem para sua compreensão. Os temas relacionam-se a vivência infantis (brincadeiras, passeios, pequenas aventuras), a aspectos ligados à interioridade das personagens (busca de identidade, insegurança, medos) ou a relações interpessoais (desentendimentos familiares, entre amigos, solidariedade)”.    

“Narrativas infantis”, de Luiza Vilma Pires Vale. Fonte: SARAIVA, J. A. (Org.) Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. (Adaptado)

Disponível em : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18870 Acesso em: 5 mai. 2020.

PORQUE

II.“[...]Todos esses gêneros seguem uma estrutura básica que comporta uma situação inicial, caracterizada pela inserção do leitor no espaço narrativo e de seus personagens; um desenvolvimento, no qual se inclui o conflito e o clímax da narrativa; e um desfecho, que pode ser feliz ou infeliz (FARIA, 2004)” (SILVA; LIMA, p.6)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (216.4 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com