TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DO PENSAMENTO ADM

Exames: HISTORIA DO PENSAMENTO ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação

Disciplina: História do Pensamento Administrativo

ALUNO: MATR:

Questão 01) Por que os resultados da Pesquisa de Hawthorne surpreenderam os pesquisadores?

Resposta: Porque a pesquisa foi feita com base nas premissas da escola clássica que valorizavam a influencia da motivação econômica e dos fatores físicos no aumento da produtividade do trabalho. Com a pesquisa os pesquisadores descobriram as motivações sociais e psicológicas e o papel do grupo social como fatores determinantes da produtividade.

Questão 2) Como Fayol analisou a empresa?

Resposta: Inicialmente ao identificar as funções empresariais (técnica, comercial, financeira, contábil, jurídica e administrativa. Depois analisou o processo administrativo dividindo-o em planejamento, organização, direção e controle.

Questão 3) O que foi a crise do fordismo?

Resposta: Foi a falência do modelo fordista de produção com o advento do modelo toyota no final dos anos 50 e inicio dos anos 60. Os japoneses criaram o modelo de produção enxuta com ênfase na qualidade e eliminação de desperdícios e terceirização de parte da produção por meio de parcerias com os fornecedores.

Questão 4) Explique o conceito de AD-HOCRACIA.

RESPOSTA: Modelo criado por Alvin Toffler em seu livro O Choque do Futuro que se baseia na criação de grupos de trabalho. É uma estrutura temporária e descentralizada que veio para se opor às estruturas burocráticas centralizadas.

Questão 5) O que é o modelo da pirâmide invertida?

Resposta: E ma nova visão da empresa no qual todo o processo e administração é focado no cliente. Esse passa a ser o topo da pirâmide e não mais a alta administração. Foi um modelo criado por Jean Carlzon e seu livro A Hora da Verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com