TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NO BRASIL

Exames: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  4.743 Palavras (19 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 19

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NO BRASIL

- PANORAMA, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS –

Prof. Dr. Victor Andrade de Melo

Universidade Federal do Rio de Janeiro- EEFD-

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama da estruturação da Educação Física, procurando apresentar: a) de que forma tais estudos têm sido desenvolvidos no decorrer do tempo (uma breve abordagem da história da História da Educação Física e do Esporte); b) como na atualidade nacional e internacional tem se apresentado a estruturação de tais estudos; e c) os problemas que temos encontrado nesse desenvolvimento. Ao final, tento apontar algumas perspectivas e propostas, tendo claro que tal tarefa deve ser desenvolvida com cuidado extremo, para que não se confunda com um exercício irresponsável de futurologia.

Palavras-chaves: História da Educação Física; História do Esporte

Na historiografia brasileira ainda não são usuais os estudos que se dedicam a discutir profunda e especificamente as peculiaridades do Esporte e da Educação Física. Mais ainda, aparentemente esses dois objetos não têm sido considerados como relevantes para a compreensão de nossa sociedade; ao contrário de outros países, onde o Esporte já ocupa significativo espaço nos meios acadêmicos. Podemos perceber isto, por exemplo, na História Social Inglesa, onde tem sido considerado um importante objeto de estudo devido a grande dimensão que tem assumido na estrutura social e cultural . Este destacado papel tem inclusive há algum tempo atraído a atenção e conduzido a cuidadosas reflexões de renomados intelectuais, como Eric Hobsbawn , um dos mais importantes historiadores ingleses vivos.

No Brasil, contudo, ainda (ou já) estamos dando os primeiros passos no sentido de tornar mais estruturado um grupo de pesquisadores interessados nos estudos históricos ligados à Educação Física e ao Esporte. Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama desta atual estruturação, procurando apresentar: a) de que forma tais estudos têm sido desenvolvidos no decorrer do tempo (uma breve abordagem da história da História da Educação Física e do Esporte); b) como na atualidade nacional e internacional tem se apresentado a estruturação de tais estudos; e c) os problemas que temos encontrado nesse desenvolvimento. Ao final, tento apontar algumas perspectivas e propostas, tendo claro que tal tarefa deve ser desenvolvida com cuidado extremo, para que não se confunda com um exercício irresponsável de futurologia.

Qual e como tem sido construída uma possível legitimidade acadêmica para a História da Educação Física e do Esporte no Brasil? Como têm se desenvolvido os estudos históricos em nossa área? Não se pode dizer que tais questionamentos sejam novidades. De alguma forma, mesmo que não explicitamente, têm sido discutidos nos Encontros Nacionais e outros espaços dedicados a discutir a História da Educação Física e do Esporte no Brasil .

Tais questionamentos se ligam diretamente a discussões em torno da qualidade de nossa produção, de sua 'validade' para a compreensão da Educação Física e do Esporte brasileiro, de sua 'utilidade' para a compreensão da sociedade brasileira e do espaço que temos construído. Discussões fundamentais para que possamos 'correr o risco' de levantar perspectivas; indicadores para sugerir direcionamentos para nossa atuação, na busca de torná-la mais adequada.

Este artigo, logo, não carrega em si a pretensão da originalidade absoluta. É, na verdade, a adequação de três outros artigos que escrevi, buscando possíveis perspectivas a partir da compreensão do atual momento de nossos estudos. Inicialmente procurei perspectivas em compreensões ligadas à história de nossa História . Posteriormente, busquei aprofundar tais compreensões historiográficas . Finalmente, procurei traçar paralelos entre nosso 'movimento' e o desenvolvimento internacional da História da Educação Física e do Esporte . Neste artigo, objetivei desenvolver uma síntese desses estudos, vislumbrando apresentar o mais adequadamente possível esta nova sub-área de estudo .

História da História da Educação Física e do Esporte

A primeira fase

Podemos considerar o desenvolvimento dos estudos históricos na Educação Física brasileira dividindo-o em três fases, marcadas, além de suas diferentes características, por autores que se destacam e de alguma forma sintetizam em suas obras as características da referida fase.

A primeira fase é marcada pelo caráter embrionário de desenvolvimento dos estudos. Nesta fase, onde a produção nacional era pequena, a utilização de livros importados era notável. Destacam-se os livros de LAURENTINO LOPES BONORINO e colaboradores (1931) , primeira publicação específica do gênero escrita no Brasil, e as contribuições de Fernando de Azevedo. Ambos tinham suas preocupações mais voltadas para os aspectos históricos da ginástica enquanto forma de 'educação do físico', com ênfase nas compreensões e abordagens de caráter mundial. Azevedo merece destaque maior, pela natureza de suas preocupações com a História e por sua contribuição para o desenvolvimento de estudos na área.

É importante entender que a preocupação básica de Fernando de Azevedo para com a História estava em utilizá-la como forma de apresentar os métodos e sistemas europeus de Educação Física, vislumbrando definir aquele a ser considerado o mais adequado a ser adotado no Brasil (PAGNI, 1995) . Isto é, Azevedo buscava subsídios na história da Educação Física, assunto que manifestadamente era de seu gosto, para defender a utilização do método sueco de ginástica, desencadeando resistências ao método alemão, bastante influente e presente nos primórdios da Educação Física nacional.

Seu conceito de História estava ligado a uma discussão sobre a busca das origens da evolução da Educação Física e dos Esportes (ibid.). Tais preocupações explicitam bem uma visão dos acontecimentos históricos que, encarados enquanto um progresso linear, servem para legitimar e explicar plenamente o presente.

A obra de AZEVEDO, que muitas vezes nem mesmo tem sido considerada como uma fonte possível para compreender o estudo da história, devido ao seu caráter sociológico pronunciado, lança as bases de uma abordagem historiográfica que, com idas e voltas, impregnará nossos estudos: a utilização bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com