TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica e esportes no Brasil

Ensaio: Ginástica e esportes no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Ensaio  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

1 – A Ginástica e o Esporte no fim do século XIX foram influenciados por duas correntes de pensamento. Cite-as, explicando o objetivo de cada uma na utilização do esporte e da ginástica. (4pts)

Militarista - A Educação Física era utilizada em um projeto de eugenia e de preparação para a defesa da pátria. A educação física passou a ter uma identidade relacionada a ordem moral e cívica.

O proposito de tal ação,vincula-se a intenção de orientar a ocupação do tempo de não trabalho do trabalhador,no sentido de aumento de sua produtividade.

Higienista - O médico se torna o grande personagem desta história, tendo em seu papel o dever de corrigir e melhorar o corpo social e mantê-lo em constante estado de saúde, respondendo a sua função higienista e impondo sobre as famílias uma mudança direcionada os hábitos saudáveis, dando um fim nos velhos hábitos coloniais. Deste modo, para dar conta de suas atribuições, os higienistas passaram para a educação física um papel de moldar o corpo saudável, robusto e harmonioso em oposição ao corpo flácido e doentio do individuo colonia

2 – No seu surgimento a Ginástica era sustentada por algumas áreas do conhecimento científico. Quais eram essas ciências? (4pts)

Anatomia, Fisiologia, Higiene e Mecânica, fazendo alguma alusão à Filosofia, à Música e ao Canto.

3 – Cite os três principais métodos ginásticos que influenciaram a Ginástica no Brasil. Como eles foram utilizados em nosso país? (4pts)

Método Francês: Foi predominante no âmbito escolar.Esta método foi utilizado por prezar o equilibrio do corpo e a morala temperança,bondade a generosidade.

Método Sueco: É mais utilizado em âmbito escolar,visto que o objetivo pe desenvolver nas crianças o vigor físico necessário ao equilibrio da vida,a felicidade da alma,a preservação da pátria e a dignidade.

Método Alemão: Baseado na disciplina,educação e força.Foi Utilizada no Brasil principalmente pela classe militar e assim ganhou força e conquistou espaços de sociedade civil.

4 – O termo “Ginástica” na época de seu surgimento era utilizado para designar um conjunto de práticas. Quais eram essas práticas? (4pts)

Ginástica passa a ser vista como prática capaz de potencializar a necessidade de utilidade das ações e dos gestos e de ensinar o indivíduo a internalizar uma noção de economia de tempo, de gasto de energia e de cultivo à saúde como princípios organizadores do cotidiano

5 – Vimos através de textos que a Ginástica surge fortemente apoiada no conhecimento científico. Quais foram as consequências dessa ligação entre a Ginástica e a ciência? (4pts)

A ginástica é a ciência racional de nossos movimentos, de suas relações com nossos sentidos, inteligência, sentimentos e costumes, e o completo desenvolvimento de nossas faculdades. É a ciência do movimento racional, sujeito a uma disciplina e a um fim prático.A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com