TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO BRASIL

Por:   •  23/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PLANO DE AULA – 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ALUNO:

TEMA: 

  • HISTÓRIA DO BRASIL.

JUSTIFICTIVA:

Indubitavelmente pôr as charges possuírem um papel muito significativo e importante como fonte de registro histórico de forma lúdica que permite aos alunos compreenderem e entenderem de modo crítico a história do brasil, através de diferentes técnicas de charges, de um modo empolgante, humorística e contagiante, mostrando um meio de expressão artísticas e habilidades dos discentes, além de ser um meio muito significante no processo de desenvolvimento de ensino e aprendizagem, devido a charge proporcionarem uma fonte de informações culturais, propiciando aos alunos o conhecimento sobre os diferentes períodos histórico brasileiros. Motivos estes, pelo qual será labutado a história do brasil, através da interdisciplinaridade. Buscando inovar o processo de ensino e aprendizagem de maneira prazerosa e descontraída com muito humor, levando os discentes a assimilarem melhor os conteúdos ministrados.

OBJETIVO: 

  • Conhecer a história do nosso país de forma humorística e lúdica.
  • Desenvolver habilidade artística e crítica das diferentes realidades do cotidiano do brasil, através da charge.
  • Ampliar o conhecimento da história do brasil de forma crítica e realista, além de desenvolver a criatividade artística.

CONTEÚDO:

  • História do brasil (colonial, imperial e republicano)  

ESTRATÉGIA:

 

  • A aula será iniciada com apresentação do docente e discente. Em seguida através de discurso esclarecerei o objetivo da aula. Através de roda de conversa será apresentado algumas iconografias (charges) de diferentes artistas, mostrando parte da história do brasil de forma lúdica empolgante e contagiante, Em seguida pedirei para os alunos desenharem diferentes charges em seu caderno, após essa atividade haverá uma exposição de todas as produções artísticas, vindo todos a relatarem o significado de sua composição artística e período histórico do brasil pelo qual se passa a sua composição artística.

RECURSOS:

 

  • Recursos humanos, quadro branco, caderno, lápis de cor, lápis de cera, régua, borracha, e diferentes charges do período histórico do brasil.

AVALIAÇÃO:

  • Será feita através da observação e produção artística de cada um, mediante as atividades proposta, onde os discentes serão capazes de identificar, reconhecer e explanar os diferentes períodos históricos brasileiros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997

___________Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

SILVA, Francisco de Assis; BASTOS, Pedro Ivo de Assis. História do Brasil: Colônia, Império e República. São Paulo: Moderna, 1983.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com