TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.488 Palavras (34 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Muitos fatores contribuíram para que Portugal fosse o grande pioneiro na expansão marítima, a partir do século XIII. Cite e explique pelo menos cinco desses fatores.

Resposta:

1º Portugal foi unificado como reino independente, concentrou-se em expulsar os árabes e expandiu-se pelos mares;

        O Islã tinha intenção em dominar os territórios ali conquistados pelos Portugueses. Em 754 conseguiram a expulsão definitiva dos mulçumanos. Mais tarde mostrando mostrou-se visível à estrutura na qual seria a expulsão definitiva dos mulçumanos. Mais tarde mostrando mostrou-se visível à estrutura na qual seria a grande civilização portuguesa. Alguns fatos fizeram então alguns europeus desafiar o desconhecido, enfrentando medo, foi à necessidade de encontrar um novo caminho para se chegar às regiões produtoras de especiarias, de sedas, de porcelana, de ouro, enfim, da riqueza.

2º A monarquia portuguesa desejava fortalecer seu poder e construir um império. Para isso, seria necessário conquistar novas terras e controlar uma grande rede comercial.

Portugal foi um dos primeiros países da Europa a consolidar um governo forte, centralizado na pessoa do rei. A formação da Monarquia Portuguesa iniciou-se nas lutas pela expulsão dos árabes. Durante o domínio árabe, os povos cristãos ficaram restritos ao norte da península. Ao poucos os portugueses conseguiram ampliar seu território, comerciantes e reis aliados já estavam se organizando para isso com capitais e estruturando o comércio internacional.

3º A Igreja estava interessada em expandir a fé católica e aumentar o número de fiéis.

A igreja Católica envolveu-se nas viagens também, com o interesse de levar a catequese dos infiéis e pagãos, que substituiriam os fieis perdidos para a igreja Protestante.  

4º A burguesia via no contato com outros povos o aumento das atividades comerciais e os lucros.

O comércio de especiarias e de outros produtos orientais era extremamente vantajoso, pois os comerciantes revendiam esses produtos na Europa por preços muito elevados. Por isso, essas rotas comerciais passaram a ser muito disputadas.

 Para o povo as navegações abriam possibilidades de trabalho, de ascensão social, de aventuras e enriquecimento rápido.

        O meio de expansão marítima se tratou de uma grande oportunidade de trabalho e conhecimentos adquiridos pelos povos que ali viviam. Mostrou-se como algo muito favorável aos comerciantes, por levar compradores a adquirirem a especiarias ali encontradas.

  1. No século XV, Portugal prosseguiu sua expansão pelos caminhos da África, como as ilhas da Madeira (1419) e dos Açores (1432). Argumente sobre as atividades praticadas nessas novas terras e quais os resultados obtidos.

Resposta:

        Com o curso de passagem as ilhas, os portugueses adquiriram enormes experiências colonizadoras, o que posteriormente aplicadas na América. Utilizou-se a mão-de-obra escrava dos habitantes das ilhas e contando com investimentos de capital de Gênova, estabelecendo ali uma lucrativa produção de açúcar. Os portugueses conseguiram uma série de postos comerciais fortificados construídos no litoral, cuja finalidade era estocar mercadorias e proteger o comércio de escravos para a Europa. Estabeleceram relações comerciais com os chefes africanos, a fim de obter ouro, marfim, e o principal, escravos. Os portugueses que ali navegavam tinham objetivo de alcançar as Índias contornando o sul africano.

  1. Pesquise, em outras fontes, e disserte sobre o período pré-colonial (1500-1530).

Resposta:

        Os portugueses observaram na costa brasileira a existência de grande quantidade de pau-brasil, o que no caso era de grande proveito do Oriente e usado na Europa para tintura de tecidos e fabricação de moveis. O pau-brasil era um produto que atendia interesses aos comerciantes portugueses. Por motivo de estar interessada no comercio ocidental, a Coroa cedeu o direito de exploração do pau-brasil para comerciantes portugueses. Se tratando de algo bastante vantajoso por além de proteger a terra com a construção de fortalezas, deveriam pagar o quinto 20% de imposto ao Tesouro Real. Mas o fato só foi concedido mesmo graças a participação dos nativos, ocorrendo então o escambo: o que seria a troca do trabalho de derrubar árvores, limpá-las, arrumá-las em toras e embarca-las nas naus, os índios recebiam machados e instrumentos de metal, além de outros utensílios que os encantavam, como colares e tecidos. Neste estágio, o Estado português providenciou expedições guarda-costas, com o objetivo de afastar das praias brasileiras os piratas franceses e ingleses, além de mapear o litoral. Não o suficiente expulsar os curiosos estrangeiros, tornou-se clara a necessidade dos próprios portugueses ocuparem as terras. Conclui-se que no período pré-colonial, o Brasil tornou-se um simples ponto de passagem para as viagens ao Oriente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52 Kb)   pdf (451.6 Kb)   docx (120.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com