TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henry Ford

Casos: Henry Ford. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 8

1 BIOGRAFIA

Henry Ford nasceu na cidade Americana de Springwells que se situa no estado de Michigan, nos Estados Unidos, em 30 de Julho de 1863. Era filho de pais imigrantes irlandeses, William e Mary Irish Ford.

Henry ajudava o pai nas colheitas, apesar de não gostar, por acreditar que essas tarefas podiam ser feitas mecanicamente, e frequentava a escola pública.

Com 16 anos de idade, partiu para Detroit à procura de emprego. Foi aprendiz em uma oficina mecânica, onde aprendeu tudo sobre motores a combustão interna e, mais tarde, regressou a casa e trabalhou para a Westinghouse Engene Company.

Em 1888, casou com Clara Bryant. Passados alguns anos, mudaram-se para Detroit, onde Ford fundou a Ford Motor Company, em 1903. Logo após a criação da empresa, foi processado pela associação de fabricantes de automóveis licenciados. Mas em 1911, ganhou o caso em tribunal.

O modelo T que foi produzido ao longo de 19 anos por ford, foi introduzido no mercado em 1908

Em 1914, a produtividade aumentou e o custo dos automóveis diminuiu. Para assegurar uma mão-de-obra estável, Ford instituiu um salário mínimo de 5 dólares por dia.

Em 1916, os lucros da fábrica ascenderam aos 60 milhões de dólares.

Em 1927, o Modelo T foi retirado do mercado, após terem sido fabricados e vendidos cerca de 15 milhões de viaturas. Nos anos que se seguiram, a Ford perdeu terreno para as empresas concorrentes.

Henry Ford morreu no dia 7 de Abril de 1947.

2 FORD MOTOR COMPANY

Henry Ford foi um empresário a frente de seu tempo.

Ao contrário dos outros empresários de administração de empresas da época, Ford sempre viu o consumo da população como forma para trazer o bem estar social.

Idealizador do Fordismo e fundador da Ford Motor Company em 1903, (Ford certa vez afirmou:

”O dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele. ” e assim fez durante toda a sua vida.

A teoria criada por Ford foi considerada revolucionaria para a época , pois pela primeira vez o bem estar social foi levado em conta para se atingir o sucesso financeiro.

Para atingir maiores lucros, Ford desenvolveu um sistema , onde o salario era melhor para os trabalhadores , e os produtos eram vendidos a um preço mais baixos.

Mas segundo os conceitos básicos da administração de empresas aumentar os custos (pagar melhor os funcionários) e reduzir o valor de venda dos produtos não traz justamente o prejuízo? Sim, traz! Mas essa era justamente a questão chave: no Fordismo, o lucro não vem da venda de produtos caros e luxuosos e sim da venda de produtos baratos, simples e que todos podem comprar, o lucro para o Fordismo deve vir da quantidade de produtos vendidos.

Nesse conceito, a produção em escala industrial, passou a ser a base da administração de empresas e da indústria mundial a partir de então.

Antes da introdução do Fordismo no início do século 20, os automóveis eram um artigo extremamente raro e luxuoso que somente os ricos poderiam ter:eles custavam o preço de uma casa e exigiam uma manutenção caríssima

Como poucos eram vendidos, não havia estímulo para a evolução tecnológica.

Os automóveis da época em que Ford fundou a sua empresa, eram praticamente os mesmos de 50 anos atrás.

Foi assim que ford percebeu a sua grande chance de se destacar na administração de empresas.

2.1 Modelo T

Uma das marcas do Fordismo foi o aperfeiçoamento da Linha de Montagem. Com isto, os automóveis eram construídos em esteiras rolantes que funcionavam enquanto os operários ficavam, praticamente, parados nas “estações”, quando realizavam pequenas etapas da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores.

Seu idealizador, Henry Ford, praticou à risca os projetos de padronização e simplificação criados por Taylor e promoveu novas tecnologias para o período histórico. Seu grande objetivo era o de ter um produto muito barato, para que todos podessem comprá-lo.

. Em 1886, Ford finalmente inaugurou sua garagem, quando construiu um quadriciclo de motor traseiro, de 4 cilindros, com radiador à água e com rodas de bicicletas. Após conhecer este veículo motorizado, a Detroit Automotive Company o contratou. Pensando em ficar conhecido, Ford dedicou seu tempo na construção de um automóvel de corridas Assim, em 1901, Ford construiu o “Sweepstakes” – automóvel com motor de dois cilindros. Em outubro deste mesmo ano, em sua primeira corrida, em Gross Point, Michigan, o automóvel saiu vencedor.

No ano seguinte, Ford lançou o 999, ou seja, mais um automóvel de corridas. Esta máquina fazia 60 milhas por hora. Agora, o conhecido pelos seus “bólidos”, em 1903, o empreendedor fundou a Ford Motor Company.

Em 1908, apresentou o famoso Modelo T – “The Universal Automobile”. O sucesso foi tão grande que, em um prazo de 12 meses aproximadamente, foram vendidas 10 mil unidades. Com certas inovações, frente às demais marcas, foi o primeiro automóvel com volante à esquerda. Também, era equipado com um cambio de engrenagens e com duas marchas para frente e uma à ré. Estas marchas eram selecionadas por meio de pedais. Mas, para funcionarem, o freio de mão deveria estar na posição correta.

Outra novidade era o acelerador: Ainda não era com pedal, porém uma alavanca no volante, que fazia par com outra, para ajustar a regulagem do motor. Essas duas alavancas, na horizontal, formavam a figura de um bigode, o que levou o Modelo T, no Brasil, a ser chamado de Ford de Bigode.

No início, com sua linha de produção, Ford oferecia o Modelo T ao preço de U$ 850,00 e em cinco cores: cinza, verde, vermelho, pérola e preto. E, para atrair seus potenciais compradores, Ford anunciava: “Ford é o melhor automóvel, não porque é mais barato, mas porque vale mais”.

Com esse marketing, Henry Ford passou a vender 18 mil unidades/ano, Contudo, em 1913, esta marca chegou a 200 mil unidades/ano. Mas o sucesso de tamanha produção e grande venda estava na Linha de Montagem idealizada por Ford, quando esta fazia com que cada peça chegasse ao trabalhador que tinha função específica. As peças se moviam de e estação em estação de trabalho.

O sistema de estações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com