TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hesíodo

Projeto de pesquisa: Hesíodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

Centro de Atividade Presidente Dutra - SESI

Nome

HESÍODO

Recife

2014

Centro de Atividade Presidente Dutra - SESI

Recife

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................04

1. Vida e Obra....................................................................................................05

2. Criação do Mundo..........................................................................................05

3. Criação do Homem........................................................................................06

CONCLUSÃO....................................................................................................07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

INTRODUÇÃO

Hesíodo foi um dos maiores poetas gregos da Idade Arcaica. Viveu aproximadamente no ano 800 a.C. na Beócia, no centro da Grécia. Passou parte de sua vida na sua cidade natal, a aldeia de Ascra. Neste trabalho será apresentado uma síntese da vida e obra de Hesíodo e como ele explicava a criação do mundo e a existência dos homens.

1. Vida e Obra

O poeta viveu em Ascra, na Beócia, no final do século VIII, período de crise agrícola e social. O pai era um imigrante de Cime, na Ásia Menor, que se tornou agricultor e vivia com dificuldade de uma pequena propriedade rural próxima do Monte Hélicon.

De acordo com as informações dadas pelo próprio poeta, na obra Trabalhos e Dias, depois da morte do pai, entrou em confronto com seu irmão Perses, pois este corrompeu os juízes locais e tomou a maior parte da herança que correspondia aos dois. Esse fato marcou sua vida e, em suas obras, Hesíodo enaltece a virtude da justiça, cujo símbolo atribui a Zeus.

Um dos eventos que marcou sua vida foi uma viagem para Cálcis, na ilha de Eubéia (na costa grega), onde foi participar dos jogos funerários realizados em honra de Anfidamos, onde foi o ganhador do prêmio.

Há relatos ainda de sua atividade como pastor, até que lhe apareceram as musas que o inspiraram na composição de sua mais famosa obra “Teogonia”. A partir de então, dedicou-se à Literatura.

Sua obra se encontra ao lado da de Homero, e os dois se destacam por serem os pilares da cultura grega antiga. Hesíodo não se ocupou das aventuras fantásticas dos heróis gregos como fez Homero em seus clássicos Ilíada e Odisseia.

Na obra de Hesíodo encontramos como temas os deuses, que são os regentes do destino do homem, e o próprio ser humano, com suas fadigas e misérias. Para ele, a felicidade consistia no trabalho e no exercício das virtudes morais.

Suas obras conhecidas são:

- Teagonia

- Os Trabalhos e os Dias

- O Escudo de Hércules

2. Criação do Mundo

No principio era Caos (vazio primordial), depois veio Géia (a Terra), Tártaro (habitação profunda) e Eros (o amor). Desse Caos imenso e sombrio, surgiu Érebo (escuridão) e Nix (noite). Nix juntou-se a Érebo dando origem a Éter e Hemera (dia). De Géia nasceram Urano (céu), Montes (montanhas), e Ponto (mar).

Urano juntou-se a Géia, dessa união nasceram os Titãns, e as Titânides tendo Cronos como o caçula, depois os Ciclopes e os Hecatonquiros (monstros de cem braços e cinquenta cabeças), esses inúmeros filho, Cronos escondia no Tártaro. Géia uma mãe tão amorosa, não se conformava com aquela situação, como não tinha força para lutar contra Urano, pediu ajuda a um de seus filhos que havia ficado livre, ordenando que cortasse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com