TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hey Jhonny River

Exames: Hey Jhonny River. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 10

No ano seguinte, quando a banda se preparava para lançar o seu quarto álbum de estúdio, o guitarrista Bonehead e o baixista Guigsy abandonaram o grupo. Há quem diga que o primeiro foi "convidado" a sair por Noel, que queria que a banda abandonasse o vício das drogas. Porém, a versão oficial é que ambos (Bonehead e Guigsy) estavam com saudades das respectivas famílias. Collin "Gem" Archer foi então convidado por Noel para substituir Bonehead. Já para o lugar de Guigsy, o substituto demorou a ser encontrado (tanto que a primeira música do disco novo que viria a ser lançado, "Go Let It Out", e seu respectivo clipe, foram gravados com Liam no vocal e na guitarra-rítmica, Gem na guitarra-principal, Noel no baixo, e Alan na bateria). Posteriormente, Andy Bell (guitarrista de ofício) foi escolhido como novo baixista do Oasis.

Com a nova formação, a banda, lançou "Standing on the Shoulder of Giants", com um som mais eletrónico e psicodélico, contrariando os anteriores. Os Oasis aventuraram-se nestas novas sonoridades com a ajuda do produtor Mark "Spike" Stent, que auxiliou Noel a chegar a um som mais denso e teoricamente mais trabalhado até então. Destaque para o ótimo single "Go Let it Out", a interessante "Who Feels Love?" e a monstruosa "Gas Panic!", considerada por muitos a música mais bem elaborada do Oasis, cuja letra fala sobre um ataque de pânico sofrido por Noel em 1998. "Sunday Morning Call" e "Where Did it All Go Wrong?" também merecem destaque, principalmente pelas envolventes melodias. É neste álbum que se encontra a primeira composição de Liam para a banda, "Little James", escrita para seu enteado.

No mesmo ano foi lançado o disco e DVD "Familiar To Millions" registro do show no moribundo "Estádio de Wembley". O concerto foi classificado pela imprensa como histórico. Um verdadeiro sucesso de público e crítica, ratificando o poder que a banda tinha ao vivo. No ano seguinte, 2001, a banda participou no festival Rock In Rio, no Rio de Janeiro, onde se apresentou para mais de 200.000 mil pessoas. A tensão criada entre entre Liam e Axl Rose, frontman do Guns N' Roses, mais uma vez chamou os holofotes ao comportamento peculiar do primeiro. Numa entrevista anterior ao show, foi-lhe perguntado sobre o que seria um mundo melhor em sua concepção, ao que respondeu, em tom de provocação: "Um ar mais puro e nada de armas e rosas", fazendo uma infeliz apologia ao nome "Guns N' Roses", que em português significa "Armas E Rosas". Já Axl, que também não é conhecidamente dos menos polêmicos e subiu ao palco com sua banda logo após os Oasis, dirigiu-se ao público com a seguinte indireta: "Agora que todos já dormiram, é hora do Rock And Roll!"

Em 2002 a banda lançou "Heathen Chemistry" que, segundo Noel, exigiu demasiada paciência do grupo para ser gravado, devido à displicente atitude de Liam com relação ao prazo que tinha para gravar suas partes. O álbum chegou com o título de "o melhor do Oasis desde '(What's the Story) Morning Glory?'", uma vez que, segundo os próprios integrantes, punha fim aos experimentos psicodélicos do álbum anterior, voltando-se para um som mais puro do Rock N' Roll, e ainda contava com a ilustre participação especial de uma das principais influências da banda, além de ídolo de Noel Gallagher: o guitarrista Johnny Maar (membro fundador da aclamada banda The Smiths, que fizera grande sucesso nos anos 80, e que, graças a parceria entre ele e o vocalista Morrisey, consagrou-se como uma das maiores bandas de Rock Alternativo mundial em todos os tempos). Apesar de tudo, "Heathen Chemistry" ficou abaixo das expectativas, estando hoje considerado como um dos piores da carreira da banda. Mesmo assim, nele se encontram destaques como o primeiro single com composição de Liam, "Songbird", uma envolvente balada acústica escrita na época para sua esposa, além da "pérola de Noel" ("Stop Crying Your Heart Out"), que se tornou o tema da derrota da Seleção Inglesa de Futebol na Copa do Mundo de 2002, frente ao Brasil, e "Little By Little", que ganhou destaque por sua bela melodia, tendo seu clipe sido amplamente veiculado na MTV.

Apesar de o álbum anterior trazer uma canção escrita por Liam, é este disco que definitivamente põe fim ao domínio de Noel como único compositor da banda, uma vez que todos os integrantes, à exceção de Alan White, contribuíram neste sentido.

Em 2004, para comemorar os 10 anos do primeiro disco, "Definitely Maybe", a banda editou um DVD que conta a história das gravações do álbum. No mesmo ano, o baterista Alan White deixa o grupo, supostamente devido a uma tendinite numa das mãos. Posteriormente foi descoberto que Alan faltou aos ensaios para a pré-produção do sucessor de "Heathen Chemistry", para viajar com sua namorada. Os irmãos Gallagher chamaram sua atenção e, ao descobrirem a verdade, decidiram demiti-lo. Para seu lugar, foi chamado Zak Starkey, filho do lendário beatle Ringo Starr, que tocou em grupos como ASAP (banda montada em 1989 por Adrian Smith dos Iron Maiden) e era agora integrante do The Who. Mesmo tocando no Oasis, Zak pediu para não se tornar membro oficial do grupo, pois queria manter o seu compromisso com os The Who.

Retorno à popularidade (2005-2007)[editar]

Em 2005 foi lançado o sexto disco de estúdio, "Don't Believe the Truth", produzido por Dave Sardy. O disco começou a ser trabalhado com a produção dos Death in Vegas, com quem Liam havia colaborado anos antes. As sessões foram descartadas porque a banda considerou as canções fracas e decidiu escrever novas músicas e procurar outro produtor.

Dave Sardy assumiu a produção e a banda levou nove semanas em 2004 para gravar o disco em Los Angeles. Quatro músicas foram aproveitadas das sessões com os Death in Vegas: "Turn Up the Sun", "Mucky Fingers", "A Bell Will Ring" e "The Meaning Of Soul". Com as outras canções do álbum já escritas, a gravadora exigiu que Noel trouxesse novas composições, pois não viam viabilidade comercial satisfatória em nenhuma das apresentadas pela banda.

Foi decidido então que usariam "Lyla", uma música que Noel havia composto e gravado um ano antes e que não havia sido mais trabalhada. Dave Sardy pegou o mix original, gravou novos vocais com Liam e uma nova bateria com Zak. Noel não ficou muito satisfeito a princípio, por não querer que o primeiro single fosse "Lyla", mas, depois do lançamento, o líder do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com