TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Amazonia

Monografias: Historia Da Amazonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho pretendo fazer um estudo comparativo com duas personalidades que, ao passarem pelo Amazônia, deixaram seus escritos sobre a região, trata-se de Euclides da Cunha e Alexandre Rodrigues Ferreira. É justamente acerca desses escritos e de suas impressões que pretendemos analisar, pois os mesmo deixaram marcas na análise historiográfica sobre a região.

Iniciamos com a seguinte questão: quem ou oque motivou esses viajantes a virem a Amazônia para ser feito um estudo sobre a região? Devemos deixar claro, e até apontar uma certa similaridade entre eles, que tais viajantes não vinham por iniciativa própria (ao menos não inteiramente) e que tinham objetivos maiores que simplesmente escrever sobre a região.

Alexandre Ferreira (no XVIII), como Naturalista, foi enviado pelo estado português para observar se haviam (novas) riquezas que a região poderia ofertar para que a coroa pudesse revitalizar seu estado através de seus domínios; uma iniciativa que esta ligada a economia mercantilista da metrópole, sendo que no período, Alexandre não era o único Naturalista a realizar tais viajens e o Brasil não era a única colonia onde tais intentos de potencialização eram feitos.

No caso de Euclides, enviado pelo Barão do Rio Branco (Ministro das Relações Exteriores no Brasil) para a Amazônia, podemos observar uma ação de diplomata em relação aos problemas de fronteira entre o Brasil e Peru (no caso das terras do Acre). No entanto, não podemos esquecer de outra característica do período: a ação modernizante do país e a redescoberta das fronteiras. Euclides e Alexandre eram homens de seu tempo, assim as questões filosóficas do período em que os dois estão inseridos, não podem passar despercebidos na análise de seus escritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com