TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da America I

Casos: Historia Da America I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

No caso das civilizações, assim classificadas porque envolviam uma forma mais complexa de organização social, econômica e política, não se pode classificá-las como igualitárias como é evidenciado no texto do capítulo “Incas: quem manda, quem obedece”. Nesta civilização, por exemplo, nos postos mais elevados havia uma “autocracia teocrática hereditária”. Ou seja, o poder estava restrito nas mãos de uns poucos que eram inclusive vistos como “divinos”, com poder de vida e morte sobre os súditos. Nas classes mais baixas estavam os camponeses que tinham mais deveres que direitos. Também entre os maias é possível observar a distinção social seja pelo fato e que as casas eram diferentes em razão da posição social de seu morador. Da mesma forma, a hierarquização é evidenciada entre os astecas.

2) Os maias organizavam-se em cidades- Estados governadas por chefes cujo poder era hereditário. O chefe de cada cidade exercia funções políticas e religiosas. A sociedade maia era extremamente hierarquizada. Cada cidade tinha uma autoridade máxima assessorada por nobres e sacerdotes. A agricultura constituía a base da economia. O principal produto era o milho, tão importante que, segundo os mitos maias, os deuses o haviam utilizado como matéria-prima para criar o homem. Os astecas eram originalmente povos nômades, guerreiros e caçadores. Enquanto seus “vizinhos” maias entraram em decadência, os astecas começaram a crescer por volta do século XII. A agricultura era à base da economia. Os astecas construíram terraços sobre a água dos lagos, no quais cultivavam flores e hortaliças.

Assim como os maias, os astecas eram politeístas e tinham o costume de construir templos para os distintos deuses: Tlaloc, deus da chuva e do trovão; Quetzalcoatl, deus do vento, da escrita, do calendário e das artes e muitos outros. Às vezes eram templos grandiosos, na forma de pirâmides. Neles realizavam cultos religiosos e sacrifícios humanos. Os templos e palácios das civilizações maia e asteca refletem os conhecimentos técnicos de seus construtores e artesãos. Os templos maias, principalmente os do período clássico, denotam a influência dos toltecas. Os templos astecas tinham bases quase quadrangulares que, superpostas, davam forma a pirâmides escalonadas, coroadas por uma plataforma, com a correspondente pedra de sacrifícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com