TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Contabilidade

Artigo: Historia Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

A contabilidade surgiu no século xv por obra de Luca Pacciolo, pela necessidade do homem em ter controle dos seus bens. “Com o passar do tempo, o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento de extravio (perdas) de ovelhas, mortes etc.”-MARION, Jose Carlos- introdução a teoria da contabilidade.’’.Deis então temos notado uma grande evolução do profissional contábil que vem sempre tentando atender as necessidades sociedade, controlando a empresa e gerando informações que possam ser eficazes nas tomadas de decisões. ( O que podemos entender é com o passar dos anos o profissional Contabil vem sofrendo grandes evoluções e nos proporcionou isso foi a tecnologia.)

Marion (2005) ressalta que a profissão contábil está passando por um

momento de transição onde a fase mecânica foi substituída pela técnica e,

atualmente, pela fase da informação. No mercado atual, dificilmente o contabilista

conseguirá sobreviver no papel do antigo escriturador ou guarda-livros. Dessa

forma, o profissional contábil deve estar em constante evolução apresentando

atributos importantes para o exercício da profissão. ( O profissional contabil deve estar sempre em evolução e buscando melhorar seus conhecimentos para oferecer aos seus clientes sempre o melhor.)

A Contabilidade pode ser considerada como uma importante ferramenta de auxílio para a administração da empresa por ser a responsável pelas informações econômicas e financeiras, oferecendo melhor sustentação para uma boa tomada de decisão (MARION, 2005). ( A contabilidade se tornou importante não so para fazer cálculos, mais tambéns para ajudar as pessoas a tomar decisões e administar sua empresa valorizando ainda mais o contador.)

Essas mudanças fizeram que o profissional contábil esteja sempre atualizado e se adapte a nova era da tecnologia. sendo de grande importância para todos os profissionais da área de contabilidade, pois temos necessidade em acompanhar o novo mercado de trabalho e suas modificações.( O parágrafo nois deixa bem claro a importância do contador estar sempre se atualizando, no mundo em que vivemos onde as coisas mudam muito rápido devemos sempre buscar estar informado .

O governo brasileiro, através da Receita Federal, implantou mais um avanço na informatização no ano de 2007, o Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital (SPED), dividido em três partes o SPED Contábil, SPED Fiscal e a Nota Fiscal Eletrônica, que consta na modernização do sistema atual do cumprimento das obrigações acessórias transmitidas pelas empresas, dessa forma os livros contábeis, tais como, livro diário, razão, balancetes, balanços entre outros serão substituídos por arquivos digitais on-line. A nota fiscal eletrônica é parte integrante do projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) ,podemos dizer que gera um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial, o qual deverá ser assinado digitalmente, de maneira a garantir a integridade dos dados e a autonomia . O sistema SINTEGRA, que está sendo implantado e tem a finalidade de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas Administrações Tributárias. As obrigaçoes acessórias ajudam no ponto em que ficou muito mais rápido e pratico o fisco ter controle as empresas.O objetivo do fisco então com as obrigações acessórias é promover a chamada autofiscalização,ou seja tem o dever de fiscalizar com os próprios contribuintes. Então todas essas obrigações acessórias foi criada pelo fico para ele ter um controle as informações dos contribuintes. Podemos dizer que se trata de um avanço da informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.

No meu ponto de vista é que o fisco fez as obrigações acessórias para ganhar dinheiro do que propriamente para fiscalizar, o que o governo quer é a criar tantas obrigações acessórias para poder tirar dinheiro do contribuinte, que já se encontra sem a menor condição de arcar com as obrigações acessórias que inviabiliza muitos empreendimentos no Brasil. Para mim o combate a sonegação são necessários para o desenvolvimento do nosso pais, mais poderia diminuir as obrigações acessórias ou então poderiam pensar em melhorar as obrigações já existente. O que esta ficando cada dia mais díficil para o profissinal contabil ,, pois o clientes não entendem as complexas informações que devemos prestar ao fisco, .

Com tanta competividade das empresas os profissionais de contabilidade deve estar cada vez mais atentos com as informações, uma coisa importante é que os profissionais de contabilidade estão cada dia mais valorizados por causa do conhecimento que são exigidos para exercer a função e a cada dia vem sendo necessário a ultilização para o bom desempenho gestão de empresas.

Marion (2002), acima de qualquer previsão do que possa vir a ser da Contabilidade, deve-se observar o desenvolvimento da sociedade de modo a atender as necessidades dos usuários com informações úteis para tomada de decisão.O que Marion quer dizer é que hoje em dia não temos so que contabilizar, fiscalizar mais também temos que oferecer soluções qualificadas dentro da nossa área de especalização, proporcionando satisfação aos nossos clientes, conquistando a confiança e promovendo a realização das pessoas. Isso é muito importanta tando para o profissional como também para a empresa.

Marion (2005) ressalta que a profissão contábil está passando por um

momento de transição onde a fase mecânica foi substituída pela técnica e,

atualmente, pela fase da informação. No mercado atual, dificilmente o contabilista

conseguirá sobreviver no papel do antigo escriturador ou guarda-livros. Dessa

forma, o profissional contábil deve estar em constante evolução apresentando

atributos importantes para o exercício da profissão. ( O profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com