TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia

Casos: Historia Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

O que é estruturalismo?

O estruturalismo teve origem na escola de psicologia de Wilhelm Wundt onde se pretendia determinar a estrutura da mente, para compreender os fenômenos mentais, produzidos pelos estimulos ambientais. Wundt definia estruturalismo como a ciencia da consciência ou da mente, a soma dos processos mentais.

Titchener entendeu que os atos mentais acontecia juntamente com os atos fisiológicos e que também os processos mentais poderia ser estudado em laboratório.

Titchener afirmava que a totalidade psicológica compõe se de elementos, a tarefa da psicologia era descobrir os elementos mentais, conteúdo e maneira pela qual sr estrutura.

Titchener considera que através das sensações, imagens, afeições e sentimentos chega se aos elementos.

Existiam várias formas de se estudar a estrutura da mente, principalmente nos laboratórios, onde vários testes eram desenvolvidos para que podessem descrever sensações, reações, percepção dos estimulos externos em certos indivíduos observados.O que foi o Estruturalismo?

O Estruturalismo, revelava a ideia de uma psicologia capaz de se fundamentar no modelo da física, preocupada com o rigor da quantificação. Wilhelm Wundt, recorreu tanto ao método experimental para os estudos desenvolvidos pela psicologia fisiológica quanto ao método histórico para investigação da psicologia dos povos, em que o recurso metodológico atrela-se à abordagem das ciências sociais ou da cultura, vinculando a Psicologia ao campo das ciências humanas. Embora o Estruturalismo tenha sido criado por Wundt, Edward Titchener foi o maior difusor dessa teoria, que definia a Psicologia como ciência da consciência ou da mente, que seria a soma dos processos mentais, cabendo à Psicologia, a tarefa de descobrir quais são os elementos, qual o verdadeiro conteúdo da mente e a maneira pela qual é estruturada. A proposta de Wundt - psicologia como ciência intermediária, centrada na experiência imediata do sujeito e voltada para os processos coletivos, direcionou-se para uma psicologia preocupada com o paralelismo psicofísico dos processos mentais e ou com as possibilidades adaptativas dos referidos processos, visando à "normalidade" do comportamento humano e à aplicabilidade técnica especializada para sua aplicação eficiente.

Edward Titchener afirmava que, embora o sistema nervoso não seja a causa da mente, pode ser usado para explicá-la. Titchener considerava que os elementos ou as unidades que compõem o conteúdo da mente são as sensações, as imagens, as afeições e os sentimentos, e que os conteúdos mentais se caracterizam por suas qualidades, intensidades, duração e clareza. Usava a introspecção para chegar a eles, através de uma observação treinada e preparada para garantir os dois pontos essenciais de toda a observação: a atenção e o registro do fenômeno. Para tanto, a psicologia deveria decompor as experiências complexas em elementos mais simples, a fim de definir, com precisão, a sua natureza. Tais elementos deveriam ser classificados, dando origem às leis de associação que expressariam as relações existentes entre eles. Essas relações explicariam as conexões entre os processos da consciência e os processos paralelos do sistema nervoso. Assim, a explicação psicológica se limitava à descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com