TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia De Rondonia

Ensaios: Historia De Rondonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2014  •  7.365 Palavras (30 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 30

A História de Rondônia

Conhecendo a Fisiografia de Rondônia

Por Francisco Matias - Escritor regional e pesquisador da História Política de Rondônia

Aspectos Fisiográficos da Síntese da Formação do Estado de Rondônia de sua Autoria.

O Estado de Rondônia foi criado através da lei complementar 041, de 22 de dezembro de 1981, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República João Baptista de Oliveira Figueiredo. Seu primeiro governador foi o coronel do Exército Jorge Teixeira de Oliveira, nomeado no dia 29 de dezembro de 1981, pelo presidente da República João Baptista de Oliveira Figueiredo. A instalação do Estado (posse do governador e secretariado) ocorreu no dia 04 de janeiro de 1982.

No ano de sua criação o Estado de Rondônia estava constituído por 13 municípios (Porto Velho, a capital, Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru,Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado do Oeste e Costa Marques).

Área Geográfica: 238.512,8 km2, representando 6,19% da região Norte e 2,80% do País.

É o 3º Estado em extensão territorial da região Norte. No contexto nacional, constitui-se o 15o em extensão territorial e o 23o em termos populacionais.

População: 1.379.787 habitantes, sendo 64,11% urbanos e 35,89% rurais. A população masculina representa 51,32%, e a feminina 48,68%. A população feminina é maior que a masculina nos municípios de Porto Velho, Vilhena e Ji-Paraná.

(dados do censo demográfico do IBGE para o ano 2000, com projeção para 2001).

• Eleitorado: 882.546 eleitores (dados do TRE para as eleições 2002)

• Capital: Porto Velho

• Limites: ao Norte e Nordeste, estado do Amazonas; ao Sul e Oeste, República da Bolívia; a Leste e Sudeste, estado de Mato Grosso; a Noroeste, os estados do Acre e do Amazonas.

A extensão da fronteira do Estado de Rondônia com a república da Bolívia é de 1.342 quilômetros.

Os municípios rondonienses localizados na faixa da fronteira boliviana são: Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques, Alta Floresta do Oeste, São Francisco do Guaporé, Alto Alegre dos Parecis, , Pimenteiras do Oeste e Cabixi.

Coordenadas Geográficas dos Pontos Extremos de Rondônia.

Ao Norte 7o 55' 30'' L.S. (Latitude Sul) - confluência do igarapé Maicy com o rio Madeira.

Ao Sul 13o 41' 30'' L.S. (Latitude Sul) - foz do rio Cabixi.

A Leste 59o 50' 49" L.N.W. (Longitude Oeste) - salto Joaquim Rios, no rio Iquê.

A Oeste 66o 15' 00" L.N.W. (Longitude Oeste) - passagem da linha Geodésica Cunha/Gomes, no divisor de águas Abunã/Ituxi.

Ao Norte, Nordeste e Noroeste - estado do Amazonas.

Divisão geopolítica: o estado de Rondônia é formado por 52 municípios e 57 distritos.

Municípios Rondonienses: Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Candeias do Jamary, Itapuã do Oeste, Alto Paraíso, Monte Negro, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo, Cujubim, Ariquemes, Cacaulândia, Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médice, Urupá, Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Santa Luzia do Oeste, Rolim de Moura, Ministro Andreazza, Cacoal, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe d'Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Vilhena.

Dois municípios rondonienses estão entre os 15 municípios brasileiros que obtiveram as maiores taxas nacionais de médias de crescimento populacional. Buritis, com 29,09% e Campo Novo de Rondônia com 23,20%.

O Estado de Rondônia divide-se em duas meso-regiões: a primeira, chamada:

• Leste Rondoniense, é formada por seis micro-regiões, a de Ariquemes, a de Ji-Paraná, a de Alvorada do Oeste, a de Cacoal, a de Vilhena e a de Colorado do Oeste; a segunda é formada pelas micro-regiões de Guajará-Mirim e Porto Velho.

Aptidão econômica e sistema produtivo.

O sistema produtivo do Estado de Rondônia divide-se nos setores primário, secundário e terciário.

Setor Primário.

• Agricultura, pecuária, piscicultura, apicultura, extrativismo vegetal e mineral.

• O extrativismo mineral destaca-se pela ocorrência de ouro, cassiterita, diamante, nióbio, quartzo, granito e água mineral.

• O extrativismo vegetal destaca-se pela produção de cacau, madeira em toras, castanha-do-pará e borracha silvestre.

• O setor agrícola destaca-se nacionalmente por produzir cereais, café, soja, milho, banana, mandioca e algodão, além de hortifrutigranjeiros.

• O efetivo pecuário é composto, principalmente, de rebanhos bovinos de corte e de leite, com mais de cinco milhões de cabeças e uma Bacia leiteira em franca expansão, notadamente nas regiões de Porto Velho, Jaru e Ouro Preto do Oeste.

Setor secundário.

Prevalece a agroindústria, notadamente na produção de laticínios, na região central do Estado. Mas crescem as indústrias de transformação destinadas aos setores moveleiro, de confecções, couro e calçados.

Setor terciário.

Envolve comércio e serviços, é o que mais cresce no Estado, tendo em vista a evolução urbana, a exemplo de municípios como Vilhena, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto e Ariquemes.

Principais relevos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com