TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Geral

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.779 Palavras (28 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA GERAL – 60h

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique, com suas palavras, quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

R:

Os primeiros humanos paleolíticos viviam da caça, pesca e coleta de frutos. Abrigavam em cavernas, das caças utilizava suas carnes como alimento e suas peles param fazer as roupas. Com os ossos fabricavam ferramentas. Os humanos do paleolítico eram nômades, ou seja, não moravam em um lugar fixo. Viviam se deslocando acompanhando as migrações de animais e novas fontes de alimentos. Foi com domínio do fogo que eles melhoraram suas condições de vida. por conta dele conseguiram afugentar animais, iluminar caminhos, se aquecer e cozinhar.

No período Neolítico com o aumento da capacidade intelectual e a evolução técnica o homem mudou sua forma de trabalho, abandonou a vida nômade e se tornou sedentário, descobriu a agricultura, domesticou animais e passou a criar rebanhos, assim não dependia tanto da caça, pesca e coleta de frutos;

Na idade do Metal com a descoberta da técnica de fundição de metais como o ferro, cobre e bronze o mesmo substituiu e aprimorou os instrumentos de trabalho permitindo ter melhorias nas técnicas agrícolas e armas mais poderosas para caça.

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

R:

IDADE ANTIGA- Período do desenvolvimento da escrita até a desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476.

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião? Faça uma síntese com suas próprias palavras.

R:

        A religião dos egípcios era politeísta, ou seja,  acreditavam na existência de vários deuses, acreditavam na imortalidade da alma, no juízo final e na reencarnação, motivo pelo qual usavam a prática da mumificação, colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo para quando chegasse a próxima vida.        
        A sociedade Egípcia era hierárquica, ou seja quem comandava a sociedade era o faraó que possuía autoridade máxima, chegando até a ser considerado um deus vivo na terra. Os Sacerdotes, militares e escribas eram responsáveis pela escrita, onde também tinham seu papel na sociedade, eram mantidos basicamente pela cobrança de impostos, que cobravam dos artesãos, camponeses, pequenos comerciantes e até mesmo dos escravos que também faziam parte dessa sociedade.        
         A economia principal era a agricultura, onde era realizado ás margens do rio Nilo. Onde se destacava o cultivo do trigo, cevada, linho e papiro. A caça, a pesca e a pecuária também era um fator de sua economia.   Também do artesanato confeccionavam cordas, cestas e sandálias, bem como a tecelagem era bem desenvolvida, eram mestres na arte de tecer.        
       Os egípcios também foram responsáveis por duas formas de escrita, a demótica, que era mais simples e a hieroglífica, formada por desenhos e símbolos, com isso contribuíram muito para a comunicação e a cobrança de impostos. Podemos dizer também que os egípcios se destacaram nas áreas de ciências, desenvolvendo vários conhecimentos importantes na área da matemática, muito usado na construção de suas edificações.

4. Faça uma pesquisa sobre a polis (cidades-estados gregas) e anote suas principais características.

R:

        pólis   - era o modelo das antigas cidades gregas, desde o período arcaico até o períodoclássico, vindo a perder importância durante o domínio grego. Devido às suas características, o termo pode ser usado como sinonimo de cidade-Estado. As poleis, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental, mostraram-se um elemento fundamental na constituição da cultura grega, a ponto de se dizer que o homem é um "animal político".

Essa comunidade organizada, é formada pelos cidadãos pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e "iguais" (vale lembrar que nenhum individuo da pólis é exatamente "igual" ao outro, por que eles tem diferentes aspirações tanto para si quanto para a cidade, o que muitas vezes levou a conflitos separatistas ou mesmo emigração para fundação de novas cidades-estados fora dos limites das anteriores).

5. Pesquise sobre a filosofia da Grécia Antiga e seu conceito de sabedoria.

R:

Costuma-se atribuir a Pitágoras de Samos, filósofo grego que viveu no século VI a.C, a criação do termo Filosofia. Para os gregos a Filosofia tinha um significado muito profundo, era uma constante busca pela sabedoria, era o amor por esta tal sabedoria. O saber era algo mágico, um dom, se assim podemos dizer, um privilégio que apenas os deuses possuíam, e cabia aos humanos tentar encontrá-la, entendê-la, e assim, compartilhá-la, mesmo que fosse necessário entender que por mais que seprocure a sabedoria, ninguém jamais a terá. Ela é uma busca constante, quanto mais se procura, mais se tem a procurar. A princípio ela tinha um conceito religioso, pois sempre que se falava em Filosofia se citavam os deuses e seres míticos, porem, mesmo com a mudança de raciocínio muito tempo depois, o significado geral continuou sendo o mesmo, pois independente da área que ela seja empregada, seu conceito é único, a busca pela sabedoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (456.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com