TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Geral Paradigmas da América Latina

Por:   •  4/2/2020  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Paradigmas da América Latina

        No texto, “A descoberta da América (que ainda não houve)", Eduardo Galeano fala sobre como a protagonista da História, a América Latina, está sempre perdendo, tanto econômica quanto social e espiritualmente, desde a colonização até os dias atuais. Além disso, ela tem estado sempre em desvantagem, sofrendo com perdas para esses países "capitalistas" e avarentos que, de alguma forma, roubam quase toda as riquezas da América Latina, deixando-a na pobreza.  

        Ao longo do texto, o escritor uruguaio tenta mostrar responsáveis ​​pela pobreza da América Latina, também os mecanismos que o homem tem usado para conseguir a civilização que hoje conhecemos; mecanismos, processos, abstrações que não têm um próprio discurso, nenhuma intenção e nem corpos próprios, más que são resultados de milhões de ações humanas que mudam constantemente.

        No discurso de Gabriel Garcia Marquez, ele orienta o público sobre as várias facetas da América Latina. Sendo um dos criadores do realismo mágico, ilustra questões absurdas que têm surgido em nossa região desde a pré-conquista até o presente. Em sua narrativa ele expõe como nós, os que vivemos neste hemisfério do mundo, formamos parte da realidade que, para aqueles que não a compartilham, parece fantasia. No discurso, intitulado "A Solidão da América Latina", ele argumenta que a nossa visão singular nos separa do resto, nos deixando na solidão. García Márquez, atrai comentários públicos a respeito da posição internacional e histórica. Ele conclui mencionando a poesia como a finalidade e o teste de um homem, um ser que sente.

        Garcia Marquez muda o humor do discurso na medida em que as referências se tornam contemporâneas. De alguma forma, essas referências não contêm uma resposta semelhante às anteriores. Já que se falam de Generais e presidentes latino-americanos que, em todos os países, têm sido líderes com personalidades semelhantes. Ele cita números que resumem as tragédias em que vivemos, na América Latina e chama a atenção do seu público sobre os aspectos incomuns de nossas vidas e que não são compreendidas e que não podem permanecer silenciosa. 

        Minha reflexão sobre os textos é que os dois mostram a realidade da América Latina, a dificuldade que o seu povo tem de buscar uma autoafirmação diante dos problemas políticos, sociais e econômicos que afligem a maioria da população latino-americana. Não obstante, não se pode deixar de dizer que as condições laborais e sociais na América Latina, entrou em colapso nas últimas décadas. A democracia se deteriorou e a região parecia ingovernável. Os textos, quando escritos, não só representavam o presente, mas antecipavam um futuro que estavam por vir.

         

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com