TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Nelson Mandela

Pesquisas Acadêmicas: Historia Nelson Mandela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Nelson Mandela nasceu em 1918, na África do Sul em Transkei, era filho de um chefe tribal, e obteve uma educação universitária com licenciatura em direito. Este teve oportunidade de ter uma ampla formação educacional influenciada pelos valores de sua própria cultura e cultura européia.

No ambiente universitário, Mandela teve oportunidade de se tornar membro do Congresso Nacional Africano (CNA), certo dia na competência de representante dos alunos questionou a qualidade dos alimentos servidos na instituição gerando sua expulsão da universidade de Fort Hare.

Depois dessa expulsão, Mandela voltou para vila, porém passou pouco tempo,

Pois ele se voltou contra as tradições de seu próprio povo a não se sujeitar a um casamento arranjado. Mediante isto, o jovem se refugiou na cidade de Johannesburgo.

Onde começou trabalhando numa Mina de Ouro, descobrindo a descriminação racial , a exploração e a má remuneração, portanto viu que somente os brancos eram beneficiados,a parcela menor da população.

Não demorou muito, em 1942 ele conseguiu um estágio no escritório de advocacia. Junto com seus amigos, Walter Sisulu e Oliver Tambo, fundaram a Liga Jovem do CNA um movimento que afirmava que a luta deveria está enraizada nos valores culturais africanos, sendo essa a primeira experiência como ativista comunista.

Ele lançou uma campanha de protesto nacional, aberta a todos que era contra o regime. Nessa campanha ele reconheceu que mudou sua atitude africanista para uma atitude anti-racista. Foi o início da criação do slogan “ A África do Sul pertence a todos que nela vivem”.

Em 1952, Nelson abriu o primeiro escritório de advocacia Negro da África do Sul.

Os ativistas aliados à Mandela resolveram realizar uma grande manifestação de desobediência civil onde protestavam com as políticas segregacionais impostas pelo governo do Partido Nacional. Essa grande manifestação política resultou na elaboração da Carta da Liberdade, importante documento de luta, na qual a população negra oficializava sua indignação.

Isto foi o suficiente para as autoridades prenderem todos os líderes do movimento, inclusive Nelson Mandela. O julgamento se estendeu por anos até que todos foram finalmente absorvidos.

Em 1958, foi eleito um Primeiro Ministro, o novo inimigo de Mandela que propôs o Apartheid, que significa "vida separada", um regime de segregação racial existente que obrigava os negros a viverem separados, porém o ministro tentou apenas disfarçar com palavras mais suaves.

Os negros eram obrigados a usar um “PASSE” o tempo todo para provarem que tinham o direito de estar onde quisesse.

Em 1960 na cidade de Sharpaille, tal política resultou em violência generalizada em protesto contra as novas leis que obrigavam todos africanos carregarem o PASSE sempre. Mas o governo se recusou a dispensar essa medida, gerando muitas mortes.

Os protestos se alastraram ao redor do mundo, devido as condições que deixou Sharpaille. Em poucas semanas o ritmo da história acelerou o partido CNA foi banido e o país estava em estado de emergência.

Sem muita esperança Mandela entrou para candestinidade, assim um jornalista conseguiu encontrá-lo e Nelson o concedeu uma intrevista dizendo “Os africanos exigem e querem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com