TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Resumo

Resenha: Historia Resumo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

As invasões bárbaras provocaram a ruralizarão européia que assim criou-se o modelo de subsistência chamado de feudalismo.

Ao fim das guerras muitos soldados voltam para a casa, mas não tem espaço para mais pessoas e com isso alguns viram mendigos e outros ladrões. Eles tinham que roubar de quem tinha (senhores feudais) e a maior senhora feudal era a igreja (clero).

Como ela não aguentava mais ser roubada o papa Urbano II decretou uma guerra chamada Cruzada, só que ele não podia falar que era para resolver o problema demográfico então ele falou que era para libertar o santo sepulcro, converter infiéis, conquistar territórios.

A primeira cruzada foi a das crianças, a segunda dos mendigos, a terceira e um pouco preocupante para o clero a dos reis, que conquistaram Jerusalém e o povo lembrou que quem mandava era o rei não os senhores feudais (retomou o poder político), a quarta se desviou de todos os objetivos, principalmente o verdadeiro, a cruzada era dos comerciantes que foi financiada pelo italiano Doge Dândalo que reconquistou Constantinopla e reabriu o comercio da Europa. Assim as cruzadas perderam o sentido.

O comercio cresce rapidamente e assim acontece uma mudança na economia e as cidades voltam a ter importância. Desse modo surgem novas cidades: burgos, nós de estrada e margens de rios. Também surge uma nova classe social burgueses.

Cada feudo tinha a sua própria moeda, taxa, peso e medida, e justiça e os comerciantes queriam tudo isso único. Eles foram fala com o rei que disse que ele não tinha força, pois eram os senhores feudais que montavam o exercito. Os comerciantes disseram que se ele desse, moeda, peso e medida e justiça únicos eles pagariam para o rei fazer seu próprio exercito.

O rei obrigou-os a fazer isso e assim o rei ficou com o poder político e econômico graças ao casamento entro o rei e os comerciantes.

Assim surgem as monarquias nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com