TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura em História Resumo de livro para ACC

Por:   •  12/10/2015  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Glauber Garcia Oliveira

Ra: 1110330

Licenciatura em História

Resumo de livro para ACC

Centro Universitário Claretiano

Tutor: Prof. Ms. EDGAR BRUNO FRANKE SERRATTO

Livro: O condenado – Autor: Bernard Cornwell – Editora Record, 7 ª Edição - 2011

Campo Largo / 2015

Resumo: Nesta obra, o autor acompanha o fim da guerra entre Inglaterra e França.

O começo do livro é empolgante, não há como negar isso. A primeira seqüência, que descreve minuciosamente o processo de enforcamento de um personagem que não possui importância nenhuma a trama, é um prólogo apropriadíssimo: sentimos o cheiro pútrido dos porões, nos afligimos pelas súplicas de uma mulher que jura ser inocente e nos enraivecemos pela atitude de descaso e até mesmo divertimento da plebe, que mesmo tendo tão pouco consegue tripudiar de quem tem ainda menos. Tudo muito bonitinho, certinho e amarradinho. Mas então o livro começa. Rider Sandman volta para casa e encontra um país corrupto, pobre, repleto de conflitos sociais e onde o cadafalso se tornou sinônimo de justiça. A decepção dele com a terra natal empalidece quando descobre que o pai se matou, deixando uma fortuna em dívidas de jogo. Sandman precisa sustentar mãe e irmã e, além disso, liberar a noiva do compromisso de casamento. Enquanto luta contra várias dificuldades, aceita investigar o assassinato da condessa e as declarações de inocência do pintor. A apenas sete dias do enforcamento e com a pressão para corroborar as acusações, Sandman descobre pontos obscuros na história oficial. Mesmo pedida uma reinvestigação do caso pela própria rainha, Sandman acredita que alguém não quer que a verdade venha à tona.

Cornwell tem uma escrita leve e fluida, com pouco uso de adjetivos e poucas descrições. Conseguimos nos transportar para a Inglaterra do século XIX sem nos preocupar muito com o cenário, mas sim com a história. 

Personagens:

Rider Sandman: Capitão aposentado depois da Batalha de Waterloo, o homem bom, justo, incorruptível e sincero, o heróis que quer salvar a todos, defender os fracos e oprimidos para ter como retribuição apenas o sorriso amarelado e a satisfação de ter feito o que é certo.

Sally Hood: Irmã de Robin Hood (o da lenda), boca suja, sem preconceitos, faz o que pode para conseguir viver e pagar as contas.

Robin Hood: O da lenda.

Eleanor: A mocinha, par romântico, personagem idealizado em visão positivista do autor de Romance histórico.

Análise, Contexto histórico e Cenário:

O Começo do século XIX foi um dos períodos mais conturbados para os cadafalsos na Inglaterra. Mais de duzentos crimes eram puníveis com a morte.

Havia uma crença que crimes que a punição selvagem e extrema preveniria o crime, por isso o “código sangrento” foi forjado por volta de 1815.  A maioria das execuções era por roubo, mas diversas pessoas foram mortas por estupro, sodomia, e crimes contra o patrimônio público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com