TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História 3º Semetre

Monografias: História 3º Semetre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

NIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

Maria Solange da Silva Araujo RA:

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância

São Caetano do Sul

Abril/2014

1º Etapa

Projeto de ensino aprendizagem: Fazendo uso das diversas tecnologias na educação infantil.

Público alvo: Crianças de quatro anos de idade.

Justificativa: Na elaboração do projeto em questão, podemos perceber como o aprendizado pode ser muito mais satisfatório principalmente no que se refere ao ensino através das diversas tecnologias que possuímos que são encontradas no meio educacional, e que fazemos uso no nosso cotidiano.

É necessário que a criança perceba a importância de conhecer e de saber manipular tais equipamentos como televisão, aparelho de DVD, aparelho de som, maquinas fotográficas, celulares e até mesmo um computador. Aparelhos estes que se ainda não fazem, certamente futuramente irão fazer parte do cotidiano de nossas crianças.

Objetivo geral: Incentivar o gosto e a aceitação da tecnologia e seus benefícios.

Objetivos gerais e específicos: Propiciar a resolução de atividades que utilizem diversos equipamentos permitindo a expressão de ideias e opiniões.

Desenvolver a autonomia e a coordenação motora das crianças no registro de atividades aplicadas através da observação diária. Estimular as relações de ajuda e interação com o professor, dando liberdade de expressão a elas.

Cronograma: Este projeto não possui tempo determinado nem regras para ser desenvolvido.

Desenvolvimento: Desenvolver diversas atividades utilizando vários equipamentos de forma organizada para cada faixa etária, para que a tecnologia seja destacada em todas elas, sendo que o grande foco consiste no desenvolvimento da criança em suas diversas capacidades. Através da elaboração e realização deste projeto pode-se compreender o quanto nossas crianças estão totalmente envolvidas com as tecnologias que nos cercam. A cada novo dia pode-se perceber que as crianças possuem uma curiosidade muito aguçada para estas novas tecnologias, e é nesse momento que nós educadores infantis podemos usar e se aproveitar dessas curiosidades para introduzir nossos conhecimentos desta área e fazer um aprendizado cada vez mais amplo.

2º Etapa

A rotina do grupo observado:

As crianças tem uma ótima relação com a professora, chegam na classe tranquilas e felizes com seus coleguinhas. Contam suas historinhas de como passaram o dia anterior, como brincaram, o que comeram, e trocam experiências. Contam piadas e fazem brincadeiras no café da manhã.

Nas atividades sentam em grupos, utilizam cartilhas de exercícios, jornais, revistas, recorte e colagem, brinquedos que facilitam o aprendizado, em como as orientações passadas pela professora, todos participam das atividades sem problemas, na duvida levantam a mão e questionam a professora ou a auxiliar de classe, que esclarece a duvida de maneira clara e objetiva, todos tem um bom comportamento.

Na hora do recreio todos saem da sala de aula vão ao refeitório, comem seus lanchinhos fazem brincadeiras com as professoras até o termino. O sinal avisa que acabou a brincadeira e todos em fila voltam para a classe para o termino de suas atividades.

A professora conta historinhas, e a interpretação e feita de forma lúdica com conversa e cada aluno conta o que achou da história, o que mais lhe chamou a atenção e quem são os personagens da história. E com desenhos eles recontam com riqueza de detalhes a historinha que ouvirão da professora.

Baseado na história, eles fazem bonecos, com materiais descartáveis, para que a historia seja contada de outra maneira em outro dia. Essa historinha fica guardada no baú de historias da prô [SIC], e a cada vez que eles abrem o baú e encontram o material se recordam da historia que foi contada.

Por fim, ao termino das aulas todos cantam até a chegada dos pais na escola, eles vão embora contando tudo que fizeram de legal com a professora na classe, a historia do dia, as brincadeiras. Um relacionamento muito agradável de afeto, carinho e amor entre aluno e professor.

3º Etapa

Ano de escolaridade: Jardim

Faixa etária: 3 anos

Área de conhecimento: Recorte e colagem com formas geométricas.

Objetivo: Fazer com que a criança se familiarize com as diferentes formas geométricas e comece a desenvolver um trabalho de composição e harmonia.

A criança desenvolverá a coordenação motora, a atenção noção de espaço, a relação com as cores e contrastes a organização na elaboração do trabalho e noções de proporção.

Desenvolvimento:

1- Utilizando tesoura sem ponta, recortar formas geométricas de diferentes tamanhos.

2- Fazer com que as crianças montem uma composição abstrata.

3- Fazer com que a criança entenda e compreenda que uma figura com três lados, por exemplo, é chamado triângulo independente dos tamanhos dos lados e da posição.

4- Fazer com que eles recortem e façam colagens sobrepondo um sobre o outro, para que fique uma colagem diferente.

As formas podem ser recortadas de jornais, revistas ou qualquer tipo de papel, o circulo por ser mais difícil de recortar a criança deve usar utilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com